terça-feira, 21 de julho de 2015

EBD Editora Betel - COMENTÁRIOS ADICIONAIS Lição 4 - O milagre da filha de Jairo - 26/07/2015

EBD REVISTA EDITORA BETEL - COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O milagre da filha de Jairo LIÇÃO 4


Quem era Jairo - Chefe da Sinagoga?
  • Jairo era um importante homem da sinagoga (chefe), tinha uma filha única, de apenas doze anos de idade
  • O popular homem em Israel, “chefe na sinagoga”, representava religiosidade e respeito.
  • Um líder religioso
Qual era a função de chefe da sinagoga?

No Novo Testamento encontramos três referências sobre a pessoa do chefe da sinagoga: 
  1. Em Mc. 5,31-43 onde Jesus aparece a curar, a filha de Jairo, chefe da sinagoga; 
  2. A figura de Sóstenes, em At. 18,16 também ele nomeado sem mais detalhes, chefe da sinagoga. 
  3. Em Atos 18.8 - Crispo - Administrador da Sinagoga
As competências do chefe da sinagoga eram a presidência da assembleia, interpretar a lei, decidir sobre questões legais, administrar a justiça, abençoar os casamentos e decretar os divórcios. Segundo uma inscrição encontrada na sinagoga de Corinto, o chefe da sinagoga tinha também a responsabilidade da manutenção do edifício, esta função exigia uma certa disponibilidade de dinheiro, podemos supor os chefes da sinagogas pertencesse a uma classe social elevada.

Qual era a importância da Sinagoga para cultura judaica?

Importância - A sinagoga pode ser considerada o elemento central da cultura e religião judaicas. Diversas atividades eram praticadas na sinagoga e não apenas o culto religioso. Segundo Flávio Josefo, historiador judeu, na sinagoga de Tiberíades, região situada às margens do mar da Galiléia (Jo 6.1), havia reuniões de natureza política. De fato, para melhor compreensão de algumas passagens do Novo Testamento, é importante saber o que é uma sinagoga judaica. 

Origem - Por volta de 750 a.C., o reino foi dividido em dois: Israel, na região Norte, e Judá, na região Sul. Em 722 a.C., o reino do Norte foi devastado pelos assírios. Séculos depois, mais precisamente em 587 a.C., o reino do Sul foi conquistado pelos babilônios. Em 539 a.C., aqueles que regressaram à sua terra natal passaram, então, a ser chamados de judeus, por serem provenientes de Judá e da Judéia. Foi depois do regresso do exílio na Babilônia que a religião que hoje conhecemos como judaísmo começou a se desenvolver. 

O culto era realizado na sinagoga, um hábito adquirido na Babilônia, devido à inexistência de um templo. O lugar servia como ponto de encontro dos judeus para orações e leitura das Escrituras. O termo “sinagoga”, do grego sunagoge, tecnicamente, significa “casa” ou “lugar de reunião”, do hebraico bêt knesset. Alguns estudiosos creditam a Esdras a responsabilidade da criação da sinagoga no contexto judaico, durante o exílio babilônico. 

De acordo com recentes descobertas arqueológicas, a primeira sinagoga fundada nas Américas foi a Sinagoga Kahal Zur Israel, no Brasil, em 1637, cujas antigas ruínas se encontram cuidadosamente preservadas na cidade de Recife, no mesmo local onde foi, posteriormente, construído o Centro Cultural Judaico do Estado de Pernambuco.

A sinagoga no Novo Testamento - A Enciclopédia da Bíblia de Champlin nos informa que “no tempo de Jesus havia sinagogas em qualquer vila. Em Jerusalém, existiam, aproximadamente, 480”. Jesus frequentava, assiduamente, as sinagogas em Israel (Mt 4.23; 9.35; Lc 4.16-30; 13.10; Jo 6.59; 18.20, entre outros). 

A sinagoga era reservada às discussões voltadas ao judaísmo e, eventualmente, ainda que correndo alguns riscos, eram conferidas oportunidades para homilias livres: “E, depois da lição da lei e dos profetas, mandaram-lhes dizer os principais da sinagoga: Homens irmãos, se tendes alguma palavra de consolação para o povo, falai” (At 13.15). 

As sinagogas foram pontos estratégicos para a difusão do evangelho pelos primeiros missionários cristãos: “E logo [Paulo] nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus” (At 9.20. V. tb. 13.5,40-42; 17.1,10,17; 18.4,26). Inegavelmente, Paulo soube fazer uso das sinagogas existentes na Grécia e na Ásia Menor, onde aproveitou a ocasião para anunciar as boas-novas aos gentios: “E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se” (At 13.14. V. tb. 14.1; 18.1,4). 

1. JAIRO, O LÍDER DE UMA SINAGOGA

1.1 Deixando de lado a religiosidade


Como uma pessoa numa posição religiosa e social de tamanha importância "quebra os protocolos"?
  • Jairo busca a Jesus com um profunda urgência. 
  • O sofrimento muitas vezes pavimenta o nosso caminho para Deus. 
  • As aflições tornam-se bênçãos quando elas nos trazem a Jesus.
  • Jairo crê que se Jesus for com ele e impor as mãos sobre sua filhinha ela será salva e viverá, crer na eficácia do toque das mãos de Jesus e confia que Jesus é a esperança para a sua urgente necessidade.

O desespero de Jairo o levou a:
  • Transpor barreiras para ir a Jesus
  • Prostrar-se aos pés de Jesus
  • A se humilhar diante de Jesus. 
  • Reconhecer que estava diante de alguém maior do que ele, do que os líderes judaicos, do que a própria sinagoga. 
  • Reconhecer o poder de Jesus. 
  • Não exigir nada exigir, mas pedir com humildade. 
  • A ter consciência da dramática realidade que estava vivendo, 
  • Sai da posição que estava e prostrar-se aos pés de Jesus, pois Ele era suficientemente grande para vencer todas as barreiras na hora da necessidade. 

Jairo não expõe sua autoridade como chefe da sinagoga:
  • Ele tenta tirar proveito da sua condição social ou posição religiosa. 
  • Na presença de Jesus não há espaço para vaidades. 
  • Cair aos pés de Jesus é estar de pé, aqueles que caem aos seus pés, um dia estarão à sua destra. 
Jairo suplica a Jesus que vá a o encontro de sua filha, a palavra usada por Jairo é parakalew parakaleo, que significa literalmente:

  • dirigir-se a, falar a, (recorrer a, apelar para), o que pode ser feito por meio de solicitação, conforto, instrução, etc.
  • rogar, solicitar, pedir;
  • e de forma mais completa significa: esforçar-se por satisfazer de forma humilde e sem orgulho

1.2 Jairo, o principal da sinagoga

Lembre a seus alunos que no início da aula já foi falado QUAL ERA A FUNÇÃO DE JAIRO E DO CHEFE DE UMA SINAGOGA.

PERGUNTE A SEUS ALUNOS - (Perguntas de itens já explicados ajudam a verificar se sua classe está atenta e entendeu o que você explicou)

Quem era mesmo Jairo?

Qual era a função do Chefe da Sinagoga?
Jairo era um líder na comunidade, a sinagoga era o lugar onde os judeus se reuniam para ler o livro da Lei, os Salmos e os Profetas, aprendendo e ensinando a seus filhos o caminho do Senhor. 

Jairo era o responsável pelos serviços religiosos no centro da cidade no sábado, pela escola, e tribunal de justiça, durante o restante da semana. Ele supervisionava o culto, cuidada dos rolos da Escritura, distribuía as ofertas, e administrava e cuidada do edifício onde funcionava a sinagoga. 

O líder da sinagoga era um dos homens mais importantes e respeitados da comunidade. 

1.3 Duas grandes realidades

1) A POSIÇÃO DE AUTORIDADE NÃO ISENTA NINGUÉM DO SOFRIMENTO
2) SÓ JESUS PODE DAR A VIDA, ELE TEM A CHAVE PARA MORTE
John Charles Ryle diz que a morte vem aos casebres e aos palácios, aos chefes e aos servos, aos ricos e aos pobres.
Reflita com sua classe:
  • A posição religiosa, social e econômica de um homem, entretanto, não o livra do sofrimento. 
  • Jairo era líder, rico, influente, mas a enfermidade chegou à sua casa. 
  • Seu dinheiro e sua influência não puderam manter a morte do lado de fora da sua casa. 
  • Os filhos dos ricos ficam doentes e morrem também. 

Somente no céu a doença e a morte não podem entrar. 

PERGUNTA CHAVE - A posição social de um homem pode livrá-lo do sofrimento? Porque? Explique!

Professor (a), você pode usar esta pergunta para fazer um trabalho em duplas ou grupos de 3 a 5 pessoas

Dê 5 minutos a dupla e/ou grupo para discutir e em seguida peça que um representante de cada grupo fale sobre os pontos principais que foram discutidos

2. ALCANÇANDO MILAGRES

2.1 Quando tudo parece contrário

PODE TUDO PARECER CONTRÁRIO....

MAS PORQUE ELE VIVE, GRAÇAS A ELE, TEMOS SEGUNDAS CHANCES, NOVOS INÍCIOS, PÁGINAS EM BRANCO NOVAMENTE, NOVAS POSSIBILIDADES

UMA NOVA HISTÓRIA ESCRITA POR ELE E GRAÇAS A ELE


2.2 Ele tem a última palavra

Quando Jesus vai conosco, a morte não tem a última palavra
  • Os mensageiros que foram a Jairo e a multidão que estava em sua casa pensaram que a morte era o fim da linha, uma causa perdida, um situação irremediável.
Diante do coral da morte, ergue-se o solo da ressurreição: “Tomando-a pela mão, disse: Talita cumi, que quer dizer: Menina, eu te mando, levanta-te! Imediatamente, a menina se levantou e pôs-se a andar…” (5.41-42). 


Para Jesus não tem causa perdida
  • Ele dá vista aos cegos, levanta os paralíticos, purifica os leprosos, liberta os possessos, ressuscita os mortos, quebra as cadeias dos cativos e levanta os que estão caídos. 
  • Hoje ele dá vida aos que estão mortos em seus delitos e pecados. Ele arranca os escravos do diabo do império das trevas e faz deles embaixadores da vida. 
  • Ele arranca um um drogado, um criminoso do porão de uma cadeia e faz dele um arauto do céu. 
  • Ele apanha uma vida na lama da imoralidade e faz dela um facho de luz.
  • Ele apanha uma família quebrada e faz dela um jardim engrinaldado e perfumado de singela alegria.


2.3 Ela apenas dorme

A VIDA QUE RENASCE

Os que estão ali lamentando, aqueles que informaram Jairo, e os próprios pais, sabem que a criança está morta. 

Jesus diz:
  • Que ela está apenas dormindo, 
  • Ele faz um prognóstico teológico e não um diagnóstico físico
Muitos dizem que a morte é o fim, Eles a vêem como um período, enquanto que é somente um coma.

  • A morte, no entanto, não é permanente. 
  • Do ponto de vista de Deus, é um sono para o qual há um despertar. 
  • Jesus promete mais do que isso. 
  • Embora esteja morta, sua condição não é mais permanente do que o sono; ele vai trazê-la de volta à vida. 

3. DESAFIANDO O PODER DA MORTE

3.1 Ele ouviu toda a conversa

EM MARCOS 5.21-24a - Jesus retorna ao outro lado do lago (possivelmente à Cafarnaum). Os gerasenos tinham implorado que Jesus fosse embora, mas aqui uma grande multidão o aguarda. Aparentemente, ele retoma seu ministério de ensino. 


Ele é novamente interrompido, dessa vez por um homem chamado Jairo, que prostra-se diante de Jesus, implorando por sua filha que estava morrendo, "vem, impõe as mãos sobre ela, para que seja salva, e viverá." 

ATENÇÃO - Jairo vai com Jesus e Jesus cura primeiro a mulher do fluxo de sangue, no verso 35 chegam alguns dos principais da sinagoga e afirma que a filha dele havia morrido e ainda questiona porque ele cansava Jesus.


JESUS HOUVE TUDO E DIZ PARA JAIRO - NÃO TEMAS, CRÊ SOMENTE.

3.2 Menina, a ti te digo, levanta-te

Cumprindo o que prometera, Jesus toma a criança pela mão e diz: "Talitha Koumi!" 
(v. 41). 

Essas palavras de modo algum constituem uma fórmula mágica ou encantamento, Marcos sente que a riqueza das palavras de Jesus não caberiam numa tradução, então ele as cita no original aramaico antes de indicar seu significado. 

Jesus fala à menina, na sua língua materna (o aramaico), usando palavras mais do que adequadas para a ocasião, como uma mãe chama uma criança de manhã, dizendo: "Menina, está na hora, levante!" 

  • A garota levanta-se e caminha, pois fora curada imediatamente. 
  • Seu apetite é restaurado. 
  • Seus pais atônitos agora podem alimentá-la e cuidar dela. 
  • Jesus lhes diz: "não deixem que saibam disso", pois ele também preocupa-se com que a garota possa crescer numa vida normal, sem ser objeto de curiosidade. 
  • Também, não é bom revelar ao povo quem é Jesus, pois este já tinha suas próprias respostas, como retrata a narrativa seguinte (6.1-6). 
  • Aqueles que riram concluiriam, eventualmente, que ela estivera mesmo dormindo. Ao prover suas necessidades físicas e psicológicas, Jesus mostra sua preocupação pela qualidade de vida

“Talita cumi” era uma expressão em aramaico, que a pequena menina podia entender, pois o aramaico era a sua língua nativa. Assim Jesus estava demonstrando a ela não apenas seu poder, mas também, sua simpatia e seu amor. Jesus não usou nenhum encantamento nem palavra mágica. 

Somente com sua palavra de autoridade, sem uma luta ofegante, sem meios nem métodos, se impõe à morte. Diante da voz do onipotente Filho de Deus, a morte curva sua fronte altiva, dobra seus joelhos e prostra-se, vencida, perante o criador! 

3.3 Ação antes do milagre

Após a cura da mulher do fluxo de sangue, Jesus proíbe a multidão de acompanhá-lo. Pedro, Tiago e João, porém, são escolhidos para continuar com Jesus. 
Aparentemente eles eram mais sensíveis àquilo que já haviam recebido, e lhes era dada a oportunidade de receberem mais (cf. 4.25). Essa é uma excelente oportunidade de conhecer quem é Jesus e de passar isso aos outros discípulos. 
Seguindo o costume Palestino, o som da lamentação e do cântico, acompanhado de flautas e palmas, enche o ar numa demonstração pública de luto. Depois de perguntar-lhes a razão de toda aquela comoção, Jesus afirma: "A criança não está morta, mas dorme" (v. 39). Em resposta riem de Jesus. 
Os que estavam na casa riram de Jesus
  • Nada sabiam do Deus vivo, por isso, riram o riso da descrença. 
  • Mas Jesus o expulsa (5.40). 
  • Diante do coral da morte, ergue-se o solo da ressurreição
Jesus prepara Jairo, ele presencia a cura de uma mulher que tinha um fluxo de sangue e é provável que a fé daquela mulher alimentou sua fé.

No meio de uma multidão, mediante notícias que sua filha já havia morrido, Jesus vai a casa de Jairo e cura a menina.


Quando Jesus vai conosco, o choro da morte é transformado na alegria da vida – v. 42
  • Aonde Jesus chega, entra a cura, a libertação e a vida. 
  • Onde Jesus intervém, o lamento e o desespero são estancados. 
  • Diante Dele, tudo aquilo que nos assusta precisa bater em retirada. 
  •  A morte foi tragada pela vitória. 
  • Na presença de Jesus há plenitude de alegria. 
  • Só ele pode acalmar os vendavais da nossa alma, aquietar nosso coração e trazer-nos esperança no meio do desespero. 

O milagre foi completo, a vitória extraordinária, a alegria repleta.

CONCLUSÃO

Faça a conclusão com seus alunos e Boa aula!



CURIOSIDADES
A MANEIRA JUDAICA DE MORRER, para saber mais, clique aqui.






Fontes:
Estudos Pessoais
http://www.atendanarocha.com/2010/09/jesus-ressuscita-filha-de-jairo.html
http://www.icp.com.br/83contexto.asp
CHAMPLIN, R.N & BENTES, J.M. Enciclopédia de Bíblia, teologia e filosofia. São Paulo: Editora Candeia, 1997.
http://cristianismodasorigens.blogspot.com.br/2007/06/funo-de-chefe-da-sinagoga.html
Livro - Marcos, Introdução e Comentário - Dewey Mulholland
http://hernandesdiaslopes.com.br/2006/01/jesus-a-esperanca-dos-desesperancados/#.VbLvfflViko