sexta-feira, 17 de julho de 2015

EBD Editora Betel - CONTEÚDO Lição 4 - O milagre da filha de Jairo - 26/07/2015

Lição 04 – 26 de Julho de 2015 “O milagre da filha de Jairo”
Comentários Adicionais, Clique Aqui!


Texto Áureo
“E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.” Ap 1.18

Verdade Aplicada
Jesus entrou na casa de Jairo para ressuscitar o que estava morto. Essa é a proposta do Evangelho: dar vida com abundância a todo o que nEle crer.

Objetivos da Lição
Informar quem era Jairo e o que implicava ele ir até Jesus;
Mostrar a qualidade da fé que Cristo almeja ver em nossas vidas;
Ensinar que Jesus age no tempo certo e que Ele é tão surpreendente quanto poderoso.

Glossário.
Sinagoga: Templo onde se reúnem os judeus para i exercício da sua religião:
Súplica: Oração, prece, petição;
Afortunado: Feliz, ditoso, bem-aventurado; rico.

Leitura Complementares.
Segunda Jo 11.25
Terça Hb 9.27
Quarta 2Cr 7.14
Quinta Mc 1.15
Sexta Mt 21.22
Sábado Jo 21.8


Textos de Referência 
Mc 5.22-24, 35, 36
22 E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés,
23 E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos para que sare, e viva.
24 E foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava.
35 Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta; para que enfadas mais o Mestre?
36 E Jesus, tendo ouvido essas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente.

Introdução
Jairo era líder de uma sinagoga. Foi um homem que abandonou tudo, até mesmo seus conceitos religiosos e se dispôs a ir até Jesus em busca de uma solução para a enfermidade de sua fi lha (Mc 5.22).

1. JAIRO, O LÍDER DE UMA SINAGOGA
Ao chegar diante de Jesus, Jairo lhe faz um pedido de socorro que comove o coração de Jesus. Ele diz: “Minha fi lha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva” (Mc 5.23). Sua afi rmação revela a fé pelo qual foi até Jesus em busca de um milagre.

1.1. Deixando de lado a religiosidade.


Pedir ajuda a Jesus publicamente não foi para Jairo uma fácil tarefa, visto que os líderes religiosos que se opunham a Cristo certamente não aprovariam essa atitude, nem mesmo os líderes da sinagoga. Aquilo que Jesus havia feito e ensinado na sinagoga havia provocado a ira dos escribas e fariseus, alguns dos quais provavelmente eram amigos de Jairo. Porém como tantas outras pessoas que se aproximaram de Jesus, Jairo estava desesperado. Preferia perder os amigos a perder sua filha (Mc 5.23).

1.2. Jairo, o principal da sinagoga.


Jairo era o chefe administrativo da sinagoga. Ele era responsável pela direção dos serviços, presidia a junta de anciãos e zelava pelo bom funcionamento da sinagoga. Era responsável pela atribuição de obrigações e de cuidar que fossem levados a cabo com toda correção e em ordem. O principal da sinagoga era um dos homens mais importantes e mais respeitados da comunidade (Lc 8.41). Jairo nos chama a atenção porque prostrar-se aos pés de Jesus diante de uma multidão representava um significativo ato de adoração e respeito. Era um público pedido de ajuda e uma declaração de que somente Jesus tinha a solução (Mt 21.22; Mc 1.15; 5.22, 23).

1.3. Duas grandes realidades.
Estes versículos nos ensinam duas grandes realidades. A primeira é que a posição de autoridade não isenta ninguém de ser atingido pela tristeza. Jairo era um “dos principais da sinagoga”. Mesmo assim, a enfermidade e a tristeza invadiram seu lar. Ele provavelmente tinha riquezas e toda ajuda médica que essas riquezas pudessem obter. No entanto, o dinheiro não pode manter a morte longe de sua filhinha. A morte chega tanto aos palácios quanto as comunidades; tanto aos ricos quanto aos pobres. A morte não tem a menor cerimônia. Fechaduras e barras de ferro não podem impedi-la de entrar (Hb 9.27). A segunda foi dita pelo próprio por Jairo em sua súplica: “Jesus pode dar vida, pois somente Ele tem a chave da morte” (Mc 5.23; Ap 1.18).

2. ALCANÇANDO MILAGRES
Enquanto Jairo se aproxima de Jesus e relata o que estava acontecendo com sua fi lha, a multidão começou a apertá-los e, durante o tempo em que Jesus socorria a mulher do fluxo de sangue, Jairo é informado que sua fi lha havia morrido e que deveria parar de incomodar o Mestre (Mc 5.35).

quinta-feira, 16 de julho de 2015

EBD Editora Betel - COMENTÁRIOS ADICIONAIS Lição 3 - O milagre da cura da mão mirrada - 19/07/2015

Lição 03 – 19 de Julho de 2015 “O milagre da cura da mão mirrada” 
Revista Editora Betel 

Textos de ReferênciaMt 12.9-13 

INTRODUÇÃO 

No início da sua aula, faça um breve resumo do que vocês irão estudar, fale um pouco sobre a interessante história de um homem que mesmo com tantos desafios na sua vida viveu um grande milagre e foi curado por Jesus.

Perguntas Inspiradoras para seus alunos - Início da Aula:
  1. Há algo na sua vida que precisa de cura (não somente cura física)?
  2. Você que já tem esperado tanto tempo, você quer ser curado? 
  3. Você que já tem buscado solução para a sua vida em tantas outras alternativas, você quer ser curado
  4. Você que já viu tanta gente ser curada à sua volta e ainda está doente, você quer ser curado? 
  5. Você que já não tem mais forças para caminhar na direção da sua cura, você quer ser curado?

A lição que estudaremos fala da história de um homem que tinha uma das mãos mirrada, inicialmente sugiro olharmos DETALHADAMENTE - MATEUS 12. 9-13 - Versículo a versículo

9 - E, partindo dali, chegou à sinagoga deles.
No contexto refere-se ao campo de trigo. O texto nada diz a respeito dos discípulos, presume-se que eles foram com Ele e é o mesmo dia, um dia de sábado.
A sinagoga estaria numa cidade ou vila não longe do campo de trigo.
Quando fala a "sinagoga deles" só pode se referir aos fariseus com quem Jesus estava conversando e provavelmente "deles" significa os cidadãos daquele lugar.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

EBD Editora Betel - CONTEÚDO E COMENTÁRIOS ADICIONAIS Lição 3 - O milagre da cura da mão mirrada - 19/07/2015


Lição 03 – 19 de Julho de 2015 “O milagre da cura da mão mirrada” Revista Editora Betel

Texto Áureo
“Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.” Hb 4.16