domingo, 31 de maio de 2015

EBD Editora Betel - COMENTÁRIOS LIÇÃO 10 - Os Últimos Conselhos de Um Grande Líder - 07/06/2015

Introdução


Moisés reúne o Povo e relembra os fracassos da geração passada



"E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os Seus mandamentos, ou não." Dt. 8.2
  1. Moisés reúne o povo e o faz relembrar tudo que gerações passadas fracassaram
  2. Aconselha a nova geração a não cometer tais fracassos
  3. Revela os propósitos de Deus
Muito havia de ser dito por Moisés, ele fala para uma nova geração de homens e mulheres que muito tinha a aprender. Os seus pais haviam fracassado, quanto à conquista de Canaã, mas isso não mais poderia se repetir,  portanto, ao relembrar o passado, o velho líder ensina lições que jamais deverão ser ignoradas ou esquecidas.


Trazendo para os dias atuais:

Você já ouviu a expressão: “Quem gosta de passado é museu”? Ela é muito comum, nos dias de hoje, e preferida por quem opta por apagar o passado da memória. Por mais doloroso que seja lembrar o passado, às vezes é importante fazer isso porque as experiências positivas ou negativas nele vividas podem nos ensinar a encarar, com êxito, o presente e o futuro.

Nesta lição veremos quem é que nos levaria ao deserto, o próprio Deus nos leva para nos ensinar os erros passados e nos guia pela mão como o Pai que leva e guia o seu filho pelo caminho em que anda. (Dt 1:30-31 - Dt 8:15). O deserto é o lugar da ação de Deus na vida de seus filhos. Nós, muitas vezes somos guiados por Deus ao deserto quando enfrentamos problemas e momentos difíceis, mas em tudo há um propósito. 


1. Quarenta anos de caminhada errante



1.1 Observar o caminho

Moisés faz o povo refletir sobre o caminho que andaram por quarenta anos


Os faz relembrar o que viveram - Humilhação, fome, lugar adverso - Um exemplo interessante:

A hostilidade (adverso, contrário, rude) do deserto: O deserto é um local hostil, cheio de perigos e adversidades. Altas temperaturas durante o dia com sol escaldante e baixas temperaturas durante a noite. As elevadas temperaturas durante o dia pode levar qualquer pessoa a perda de líquido pelo suor causando desidratação e até a morte. Há ainda efeitos danosos para o sistema respiratórios por causa das tempestades de areia, tempestades que podem durar horas e às vezes dias.


Roupas que não se gastaram e pés que não se cansaramPara Israel Deus proveu água, pão, roupas que não ficaram gastas, pés que não inchavam, mas queria que eles entendessem que acima do conforto que o próprio Deus concedeu, o que realmente importava era que obedecessem a voz dEle.


1.2 Guardar o Mandamento


Obedeçam, pois, aos seus mandamentos, vivam de acordo com os 
seus ensinamentos e temam o Senhor, seu Deus. Dt 8.6

O Alerta da obediência: O discurso de despedida de Moisés apresentado ao povo Israelita é apresentado com grande teor de preocupação (Moisés conhecia bem o povo de Israel), com a finalidade de destacar os desvios que ainda existiam no meio deles. O elemento importante aqui é que à fidelidade que eles teriam que ter à Deus deve corresponder o amor a Deus, a obediência à lei e aos mandamentos. Em Dt. 8.6 Há um forte apelo A OBEDIÊNCIA. Imaginem um povo que viviam uma época de crise, os jovens do seu tempo não passaram por aquilo que os antepassados passaram, então a atuação direta de Deus não é mais tão palpável assim como tinha sido entre os antepassados. 

E é bem por ai que a fé em Deus corre perigo, assim a pregação de Moisés tem a finalidade de lembrar que a cada nova geração a fé tem que se tornar VIVA e tão pessoal quanto possível. Este é um processo que nunca pode parar, Moisés olha para o passado e traz para para o momento presente.

EDITORA BETEL - CONTEÚDO Lição 10 - Os últimos conselhos de um grande líder - 07/06/2015

TEXTO ÁUREO
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2).
VERDADE APLICADA
Não haverá nada que mude ao nosso redor, se antes não houver uma transformação em nosso interior.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
 Conduzir os alunos a observar os erros e acertos de cada geração;
 Ensinar que nada se altera à nossa volta se não houver dentro de nós uma mudança;
 Deixar claro que o deserto é uma escola que todos nós precisamos passar por ela.