sexta-feira, 13 de novembro de 2015

EBD BETEL - Comentários Adicionais Lição 7 - Fomos Escolhidos para Produzir Bons Frutos - 15/12/2015

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK, Clique aqui!

COMENTÁRIOS ADICIONAIS - EBD BETEL Lição 7
Fomos Escolhidos para Produzir Bons Frutos - 15/11/2015

PERSONAGENS PRINCIPAIS
O SEMEADOR - Jesus
A SEMENTE - Palavra
O SOLO - Coração
O FRUTO - Resultado de sua conversão / atitudes


Prezado (a) Professor (a) , Paz do Senhor

O texto áureo desta lição nos trás referência ao livro de Jeremias no capítulo 2 que trata de uma palavra que o profeta recebe de Deus relembrando o tempo que "os pais" daquela geração de de Israel andou pelo deserto e como Deus os levou para terra de Canaã, uma terra fértil para comerem se seu fruto, mas infelizmente eles se desviaram do propósito original de Deus.

Então nós temos o verso 20 de Jr 2 quando Deus fala quando ouviu de Israel promessas que não haveria mais transgressão e ai vem uma afirmação, seguida de uma pergunta de Deus ao povo de Israel : "Eu mesmo te plantei como vide excelente, uma semente inteiramente fiel; como, pois, te tornaste para mim uma planta degenerada como vide estranha?" Jr 2.21

A Vide é um substantivo feminino que significa bacelo, que é uma vara ou braço de uma videiraEsta palavra tem origem no termo em latimvitis e por vezes é usada como sinônimo de vinha ou parreira. A vide são os ramos que constituem a videira.

Em outras palavras Deus compara o povo de ISRAEL como uma vide que com certeza foi criada para gerar bons frutos, mas que se tornaram u
ma vide estranha, estragada.

E é exatamente sobre isto que vamos falar nesta aula ou poderia até dizer tratar nesta aula, com o caráter do crente. O que ele tem feito com o que recebeu de Deus.

Uma sugestão é iniciar a aula com este breve comentário e com as seguintes perguntas:
Uma vez transformados, transformados para sempre? 
Que tipo de frutos temos gerado? 
Os frutos devem ser momentâneos, conforme minha vontade, ou devem ser constantes, conforme a vontade de Deus?
E como é na vida real? Na nossa vida cotidiana? Como somos de verdade? 

INTRODUÇÃO
EXPOSIÇÃO DA AULA - Explique
Professor (a), leia com bastante tranquilidade com a classe o texto de referência, se possível duas vezes e depois explique de forma clara para que todos entendam, veja a explicação abaixo que poderá auxiliá-lo (la): 
A parábola do semeador descreve quatro tipos de solos, que apontam para quatro tipos de coração ou quatro diferentes reações à Palavra de Deus. Jesus disse que o semeador saiu a semear e ao semear parte da semente caiu à beira do caminho, outra caiu entre as pedras, outra entre os espinheiros e finalmente, a última parte caiu em solo fértil.
Nos três tipos de solo em que a semente ficou improdutiva, ela enfrentou resistência. Os homens, as aves, as pedras e os espinhos resistiram a semente. Mas, no solo fértil ela produziu a trinta, sessenta e cento por um.
A semente que caiu no solo fértil nasceu, cresceu, floresceu e frutificou a trinta, sessenta e cento por um. O solo estava preparado e nele não havia concorrentes. A semente encontrou acolhida e espaço para crescer e frutificar. Mesmo em solos férteis a produção pode variar. Uns produzem a trinta, outros a sessenta e outros a cem por um.
Uma boa pergunta: Que tipo de solo é seu coração?

Professor, é de extrema importância que seu aluno compreenda bem a Parábola do Semeador, abaixo um vídeo animado sobre esta parábola.


Podemos verificar que tanto no antigo testamento como no novo testamento temos a comparação do ser humano como uma semente que pode ou não produzir frutos.
Deus sempre alerta e chama o seu povo ao arrependimento, Ele no plano de salvação planta em nossos corações boas sementes, mas o que temos feito com esta semente firme, esta vide de valor que foi colocado em cada um de nós? É uma boa discussão.

Use os exemplos de Jeremias 3 e Mateus 13 para fazer sua sala refletir.

Não esqueça de fazer perguntas chaves para se certificar que a classe entendeu os dois textos da lição.

1. A SEMENTE E OS TIPOS DE SOLO

1.1. A Palavra apresentada em forma de semente

A PALAVRA DE DEUS
A parábola do semeador contém três elementos: o semeador, a semente, e os solos. O semeador e a semente são constantes. O semeador é habilidoso e espalha a semente por igual. A semente é, indiscutivelmente, boa. Mas o trabalho hábil do semeador e a capacidade de germinação da semente dependem para seu sucesso da natureza do solo, e aqui é focalizada a parábola.

O significado da semente é claramente demarcado para nós. A SEMENTE É A PALAVRA DE DEUSCada conversão é o resultado do assentamento do evangelho dentro de um coração puro. 

A palavra:
Gera (Tiago 1:18),
Salva (Tiago 1:21), 
Regenera (1 Pedro 1:23), 
Liberta (João 8:32), 
Produz fé (Romanos 10:17), 
Santifica (João 17:17) 
e Nos atrai a Deus (João 6:44-45). 

Como o evangelho se espalhava no primeiro século, foi-nos dito muito pouco sobre os homens que o divulgaram, porém muito nos foi dito sobre a mensagem que eles disseminaram (estude o livro de Atos e note que em cada cidade para onde os apóstolos viajaram, os homens eram convertidos como resultado da palavra que era ensinada). A importância das Escrituras deve ser ressaltada ao máximo.

1.2. Nem toda semente germinará

O SOLO
É perturbador notar que a mesma semente foi plantada em cada tipo de solo, mas os resultados foram muito diferentes. A mesma palavra de Deus pode ser plantada em nossos dias; mas os resultados serão determinados pelo coração daquele que ouve.

Alguns são solo de beira de estrada, duro, impermeável. Eles não têm uma mente aberta e receptiva para permitir que a palavra de Deus os transforme. O evangelho nunca transformará corações como estes porque eles não lhe permitem entrar.

As raízes das plantas, no solo pedregoso, nunca se aprofundam. Durante os tempos fáceis, os brotos podem parecer interessantes, mas abaixo da superfície do terreno, as raízes não estão se desenvolvendo. 

Como resultado, se vem uma pequena temporada seca ou um vento forte, a planta murcha e morre. Os cristãos precisam desenvolver suas raízes por meio de fé em Cristo e de estudo da Palavra cada vez mais profundo. 

ERVAS DANINHAS
Erva daninha é o termo utilizado para descrever uma planta, muitas vezes, mas não sempre, exótica, que nasce espontaneamente em local e momento indesejados, podendo interferir negativamente na agricultura.

ERVA DANINHA

Tempos difíceis virão, e somente aqueles que tiverem desenvolvido suas raízes abaixo da superfície sobreviverão.Quando se permite que ervas daninhas cresçam junto com a semente pura, nenhum fruto pode ser produzido. As ervas disputam a água, a luz solar e os nutrientes e, como resultado, sufocam a boa planta. 

Existe uma grande tentação a permitir que interesses mundanos dominem tanto nossa vida que não nos resta energia para devotar ao crescimento do evangelho em nossas vidas.
Então, há o bom solo que produz fruto. A conclusão desta parábola é deixada para cada um escrever. Que espécie de solo você é?

1.3. Os cuidados com o coração

CUIDADO COM A SOBERBA

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.” Jr 17. 9-10
Há uma expressão muito ouvida em novelas, filmes, em palestras, já conhecidas por todos “siga o que seu coração mandar”. Mas será que a palavra de Deus também pensa assim, será que ela concorda com essa frase? Salomão, homem mais sábio que já existiu disse em provérbios 4: 23 - “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.”
Ele pede que acima de tudo, que a principal coisa, que aquilo que nós devemos mais cuidar é o nosso coração, outras versões colocam pensamento, pois nesse contexto coração é suas motivações, intenções, vontade, onde procedem todas as saídas da vidas, sonhos, decisões, metas. Por essa importância toda que é o coração do homem e pelo poder que ele tem na nossa vida é que Salomão diz que é acima de tudo, que nós devemos guardá-lo. Mas devemos guardar nosso coração de quem afinal? De nós mesmos, veja Jeremias 17 : 9
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” 
A natureza do nosso coração é enganosa e traiçoeira, em nosso coração e vontades naturais não habita bem algum, Paulo constatou isso, e se queixou em romanos 7 :18 - “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.”
Paulo lamenta a luta que ele tem que fazer para ele conseguir fazer o bem, porque isso vai contra a vontade de sua carne e seu coração.
2. TRÊS CORAÇÕES E TRÊS INIMIGOS

2.1. O coração endurecido


QUANDO FICAMOS INSENSÍVEIS
A semente que caiu à beira do caminho foi pisada pelos homens e comida pelas aves. Uma estrada tem um chão duro e batido pelo tropel da multidão que vem, que vai e que passa. 

Nessa corrida constante daqueles que vêm e que vão, a semente não encontra guarida. Assim, são as pessoas endurecidos, insensíveis, impenetráveis. Eles não são receptivos à Palavra de Deus. Os corações ficam endurecidos porque se tornam passarela da humanidade, estrada congestionada onde as multidões entram, saem e passam. Desses corações o diabo arrebata a semente e neles a verdade não frutifica.

2.2. O coração superficial

A SUPERFICIALIDADE HUMANA
A semente que caiu no meio das pedras descreve um coração raso e superficial. A semente chega a brotar, mas não tem umidade suficiente para crescer e frutificar. Não tem espaço para a planta criar raízes e se alimentar. 

Há muitos corações que demonstram entusiasmo com a verdade e por um tempo parecem ser pessoas animadas e até efusivas com a fé cristã; mas logo que chegam as provas, e as tribulações aparecem, essas pessoas se escandalizam, tropeçam e secam. O coração superficial não frutifica. Essas pessoas demonstram apenas uma fé emocional e um entusiasmo passageiro, mas logo desanimam e retrocedem.

2.3. O coração abarrotado

O CORAÇÃO DO MUNDO
A semente que caiu no meio do espinheiro nasce, mas não cresce nem frutifica, pois os espinhos crescem juntos e sufocam a planta. Esse solo representa um coração povoado por muitos interesses e cuidados. 

Jesus disse que os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas concorrem e disputam o mesmo espaço nesse coração que as coisas de Deus. Esse é um coração dividido e distraído com muitas coisas. 

Trata-se daquela pessoa que quer servir a Deus, mas ao mesmo tempo está apegada ao mundo, é amiga do mundo e conforma-se com as coisas do mundo. Ela tenta servir a Deus e às riquezas e acaba murchando e perecendo.

TESTE SEUS ALUNOS
Faça pelo menos 5 perguntas para serem respondidas em dupla (leve papel) referente a parábola do Semeador. Exemplos:

  1. Quem é o Semeador? Quem é a Semente?
  2. Quem é o Solo? Quem é o Fruto?
  3. Estamos estudando qual parábola?
  4. Quem escreveu o Evangelho de Mateus?
  5. Onde Jesus estava quando contou esta parábola?

3. O CRISTÃO E A CONSOLIDAÇÃO DA SALVAÇÃO

3.1. O Evangelho não é só felicidade

O EVANGELHO DA VERDADE
O evangelho é a melhor notícia que já ecoou nos ouvidos da história. É a boa nova da salvação vinda de Deus a pecadores perdidos.  É a graça sem par a pessoas indignas. 
  • É a misericórdia estendida a indivíduos arruinados. 
  • O evangelho é o novo e vivo caminho que Deus abriu desde o céu para o céu.
  • Esse não é o caminho das obras, mas da graça. Não é o caminho do mérito, mas da oferta gratuita. 
  • Não é o caminho da religião, mas da cruz. 

Com respeito ao evangelho, precisamos estar alertas sobre alguns perigos: o perigo de substituir o evangelho da cruz pelo evangelho da prosperidade. Prolifera em nossos dias os pregadores do lucro em nome da fé, homens inescrupulosos que mercadejam a palavra de Deus, fazendo da igreja uma empresa, do púlpito um balcão, do evangelho um produto híbrido, do templo uma praça de negócios e dos crentes consumidores.

AS PROMESSAS DE JESUS
Jesus não promete estabilidade, emprego, casamento, dinheiro. Não promete nada disso. Apenas uma cruz para matar o velho homem e a salvação. O que Ele quiser dar depois é porque Ele quis e se não der, é porque não quis. Tudo que o Senhor nos promete é paz, vida e que a vontade dEle será feita. O cristão vive feliz porque sabe que Deus está no controle. Vive feliz porque seus olhos estão na eternidade.
3.2. As desculpas

AS MAIS CONHECIDAS - Não sirvo mais a Deus, não vou mais a Igreja porque:
1) Estou decepcionado com os Pastores
2) A Igreja só pede dinheiro
3) Não confio em ninguém na Igreja, já me frustei muito com meus relacionamentos
4) Tem nada a ver ir pra Igreja, isso é coisa do passado...

COMPLETE ESTA LISTA COM SUA CLASSE

3.3. A tragédia do Evangelho moderno

O EVANGELHO SEM CRUZ
Se analisarmos com cuidado e discernimento, vamos começar a perceber que a nossa geração está pendendo cada dia mais para um evangelho sem cruz. Isso nos preocupa por demais. O cunho das mensagens nessa "era neo-pentecostal" tem gerado em nós um desconforto enigmático.

Precisamos repensar algumas coisas que têm sido ventiladas em nossas igrejas. Mas os problemas vão mais além. É que está se cumprido assustadoramente o que o apostolo Paulo disse a Timóteo: "Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmos uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir" (II Tm 4.3). E como temos contemplado essas coisas

1º O evangelho sem a cruz torna-se uma proposta totalmente limitada.
2º O evangelho sem a cruz promete o céu, mas não os compromissos com o Reino de Deus.

Há um cristianismo sem cruz sendo empurrado dentro da nossa geração. A proposta é que precisa se fazer tantas coisas, está debaixo de tantas coberturas, que não há mais lugar para o sacrifício efetuado na cruz do calvário pelo nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. O que Ele fez por nós já basta! Não precisamos mais implementar nada, a não ser, passarmos a viver na conduta daquele que devemos amar de todo o coração e de todo entendimento.

Mas esse evangelho sem cruz tem atraído muitas pessoas por causa das facilidades que se oferecem, pelas benesses terrenas. São tantas campanhas, correntes, jejuns e outras coisas sem fim, que se for analisado a lume da Bíblia Sagrada, dentro desse milênio a proposta é “um outro evangelho”. Isso nos preocupa. Nos preocupa porque, a cada dia vemos esses modismos pragmáticos sendo imitados por onde quer que vamos.

O apóstolo Paulo disse para a igreja de Gálatas o seguinte: “Na verdade não existe outro evangelho, porém eu falo assim porque há algumas pessoas que estão perturbando vocês, querendo mudar o evangelho de Cristo. Mas se alguém, mesmo que sejamos nós ou um anjo do céu, anunciar a vocês um evangelho diferente daquele que temos anunciado, que seja amaldiçoado! Pois já dissemos antes e repetimos: se alguém anunciar um evangelho diferente daquele que vocês aceitaram, que essa pessoa seja amaldiçoada!” (Gl 1.7-9, ênfase minha). Alguém pode dizer assim: Mas Paulo era Paulo e falava com propriedade não é? Mas Paulo estava escrevendo para a igreja de Gálatas e profeticamente para a Igreja dos séculos vindouros, a qual nós fazemos parte.

Não estranheis, porque existe um outro evangelho sendo empurrado goela abaixo, e muitas pessoas estão alheias a isso simplesmente por não conferir nas Escrituras o que lhes são ensinados. O apóstolo Pedro também disse: “Mas vocês, meus amigos, já sabem disso. Portanto, tomem cuidado para não serem levados pelos erros de pessoas imorais e para não caírem da sua posição segura. Porém continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Glória a ele, agora e para sempre! Amém”!

FONTE
http://www.ultimato.com.br/comunidade-conteudo/evangelho-sem-cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário