quarta-feira, 25 de novembro de 2015

COMENTÁRIOS ADICIONAIS - Lição 9 - Compreendendo a Lei da Semeadura - 29 de novembro de 2015

CURTA A PÁGINA DO " O SABER" 
NO FACEBOOK, Clique Aqui

COMENTÁRIOS ADICIONAIS - Lição 9 - Compreendendo a Lei da Semeadura 
29 de novembro de 2015



INTRODUÇÃO

A igreja de Corinto estava melhorando em várias áreas, cresciam na fé, era evangelizadora, estudiosa, bem organizada, cuidadosa, mas precisava crescer na graça da contribuição.


Paulo chama atenção à Igreja de Corinto que a graça da contribuição traz ricas recompensas:
  • A contribuição deve ser generosa, pois a colheita é proporcional à semeadura – (2CO 9:6). Os que contribuem são abençoados (Lc 6:38; Pv 11:24-25).
  • Deus é quem nos dá para distribuirmos – (2CO 9:8-9)
  • Deus multiplica a nossa sementeira quando semeamos além de comer todas as sementes (2CO 9:10-11).
VEJA O QUE DIZ LUCAS 6.38 (NTHL) Deem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês.

É sobre esta graça que vamos falar na aula de hoje e entender de uma forma mais transparente a lei da semeadura em todos os seus aspectos.

Temos aqui quatros pontos importantes, veja o significado de cada um deles, conforme o Dicionário Michaelis :
  1. A SementeQualquer substância ou grão que se semeia ou que se lança à terra para se fazer germinar
  2. O SemeadorQue semeia. Aquele que semeia. Máquina para semear cereais; plantadeira.
  3. A SementeiraAquilo que se semeia. 2 Semente lançada à terra. 3Tempo próprio para semear. 4 Terra semeada; viveiro de plantas. 5 Cultura de bactérias. 6 Causa, origem. 7 Difusão, propaganda de doutrinas ou de coisas.
  4. Os frutos1 Parte produtiva do vegetal, que sai da flor. 2 Órgão das plantas, resultante do desenvolvimento do ovário após a fecundação, até a maturidade. 3 A conversão dos óvulos em grão. 4 Filho, prole. 5 Lucro, resultado, produto. 6 Proveito, utilidade.

A palavra "SUFICIÊNCIA" usada por Paulo em 2 Co 9.8 é especialmente um termo técnico da filosofia grega, aplicado sobretudo à satisfação do sábio em todas as circunstâncias, ele cita também também o salmo 112.9 no verso 9 se referindo ao comportamento dos justos, por isso Paulo pode estar dizendo que a recompensas deles ao lançar sementes aos pobres é que a sua justiça permanecerá para sempre. 

Como então os Corintios hão de ser justos "semeadores"? Paulo cita Isaias 55.10 "Aquele que provê a semente para o semeador e pão para o alimento", o que prova que Deus continuará a suprir-lhes a necessidade, de sorte que possam continuar dando e por isso recebendo por sua justiça (v. 9) 

1. Entendendo as leis do dar

1.1. Comer ou plantar?

SOMENTE COLHE QUEM PLANTA
A lei da semeadura e da colheita rege tudo o que fazemos em nossa vida. O conceito bíblico de semear e colher se refere às consequências de nossos atos, pois “o que semear a perversidade colherá males” (Provérbios 22.8) e “o que semeia justiça recebe galardão seguro” (Provérbios 11.18). 

A primeira regra da Lei da Semeadura e da Colheita ensina que somente quem planta é que colhe.Quem deixa de semear por causa de situações adversas, aumenta sua dificuldade, pois “quem observa o vento, não semeará e o que atenta para as nuvens não colherá” (Eclesiastes 11.4). Ninguém pode dizer que não planta por falta de semente, pois quem provê a semente é Deus (II Coríntios 9.10). 

A Palavra nos ensina que devemos “pela manhã semeia a tua semente e à tarde não retenhas a tua mão, pois tu não sabes qual das duas prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas” (Eclesiastes 11.6)

ALGUNS EXEMPLOS
Nós colhemos no presente aquilo que semeamos no passado, e vamos colher no futuro aquilo que semeamos no presente.

“Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (GL 6:7)

  • Se você quer colher crescimento espiritual no futuro, você precisa hoje, separar tempo para congregar, orar, meditar na palavra, buscar a comunhão com os irmãos, servir a Deus no ministério, adorar.
  • Se você quer estabilidade emocional no futuro, precisa hoje, exercitar o perdão, lançar sobre Deus sua ansiedade em oração, descobrir seu valor diante de Deus, se alimentar da comunhão dos irmãos e em família.
  • Se você quer ter saúde no futuro você precisa começar hoje a cuidar da sua alimentação, do seu tempo de descanso, da sua aptidão física.
1.2. O dar como princípio de gratidão

O QUE DAREMOS NÓS AO SENHOR PELOS SEUS BENEFÍCIOS?
Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?
Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor. Pagarei os meus votos ao Senhor, agora, na presença de todo o seu povo .(Salmos 116:12-14)

Gratidão é um sentimento, uma emoção,  por saber que uma pessoa fez uma boa ação, um auxílio, em favor de outra. Gratidão é uma espécie de dívida. É querer agradecer a outra pessoa por ter feito algo muito benéfico para ela.

Conta as Escrituras que Deus se agradou de “Abel” e “da sua oferta”, ou seja, desde a sua motivação até a consumação do seu ato. (Gn 4:3-5). Não foi somente a oferta , mas a sua atitude de gratidão. Abel deu as primícias, a primeira parte do que tinha, sabendo que aquilo tinha valor. Um coração grato é um coração doador e adorador.

Pela fé, Abel ofereceu maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala (Hb 11:4).
O diferencial de Abel era que ele teve a fé necessária para doar , sabendo que o Senhor retribui ao homem, sendo galardoador daqueles que o buscam (Hb 11:6). Deus olhou para o coração de Abel e a sua motivação.

1.3. A justiça compensatória de Deus

COLHEMOS SEMPRE A MESMA ESPÉCIE QUE PLANTAMOS
  • Pois a bondade é a colheita produzida pelas sementes que foram plantadas pelos que trabalham em favor da paz. (TG 3:18)
  • “Tenho notado que os que aram campos de maldade e plantam sementes de desgraça só colhem maldade e desgraça”. (JÓ 4:8)
  • “Eles semearam ventos e colherão tempestades”. (OS 8:7)
  • (12) Eu lhes disse: “Preparem os campos para a lavoura, semeiem a justiça e colham as bênçãos que o amor produzirá. Pois já é tempo de vocês se voltarem para mim, o Senhor, e eu farei chover sobre vocês a chuva da salvação.” (13) Mas, em vez disso, vocês plantaram a maldade, colheram a injustiça e comeram os frutos da mentira. (OS 10:12-13)
Se você semeia amizade vai colher amigos;
Se você semeia misericórdia vai colher misericórdia (bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia); 
Se você semeia no espírito, você colhe vida espiritual; 
Se você semeia intercessão, você colhe respostas de oração; 
Se você semeia generosidade, você colher generosidade (LC 6:38) 
Neste sentido a semeadura tem um efeito bumerangue.
Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles. (LC 6:31)

2. Princípios da contribuição financeira

A QUESTÃO DO DINHEIRO
Quando John Rockfeller, o primeiro bilionário do mundo, morreu, no cemitério, um curioso perguntou para seu contador: “E aí, quanto o Dr. John Rockfeller deixou?” O contador respondeu de pronto: “Ele deixou tudo; não levou sequer um centavo”. As riquezas granjeadas nesta vida, aqui mesmo ficarão. A busca desenfreada por bens materiais, como a razão da própria vida, portanto, é uma consumada insensatez. 

Acumular tesouros, ajuntar riquezas, entesourar apenas para esta vida é um péssimo negócio e um tolo investimento. Confiar nos bens como se eles pudessem nos dar segurança e felicidade é um ledo engano. Acreditar que nossas casas serão perpétuas e nossas moradas serão por todas as gerações, imprimindo o nosso próprio nome em nossas terras é esquecer-se que somos peregrinos aqui e não temos casa permanente neste mundo. 

A ostentação da riqueza, portanto, é tolice. Cumular de glória as coisas terrenas e passageiras é pura frustração, pois, em morrendo, o homem nada levará consigo. Não há caminhão de mudança em enterro, gaveta em caixão nem bolso em mortalha.
  • Devemos viver neste mundo sem ostentação, vestidos com o manto da humildade e calçados com as sandálias da gratidão e da generosidade, usando os bens que temos não apenas para o nosso deleite, mas, também, e sobretudo, para socorrer os necessitados.
  •  O dinheiro é um bom servo, mas um péssimo patrão. 
  • Não há qualquer problema em possui-lo, porém, ser possuído por ele é uma tragédia. O problema, portanto, não é ter dinheiro nas mãos, mas tê-lo no coração. O amor do dinheiro é raiz de todos os males. 
  • Por amor ao dinheiro muitos mentem, roubam, saqueiam, matam e morrem. Por amor ao dinheiro muitos contraem casamento e se divorciam. 
  • Por amor ao dinheiro muitos corrompem e são corrompidos. 

3. Os segredos de uma boa colheita



O SEGREDO DA COLHEITA
A UVA E O PROCESSO DE COLHEITA - AMADURECIMENTO NO TEMPO CERTO
De todos os processos que envolvem o plantio da uva e a produção do vinho, a colheita parece ser o mais simples deles. Ledo engano.
Somente um produtor experiente tem a capacidade de decidir qual a hora exata da colheita, em função dos objetivos que ele tem para determinado vinho. Principalmente quando se tratam de uvas com sabores muito suscetíveis a mudanças durante o amadurecimento.
Os sabores mais terrosos, por sua vez, também têm origem na menor maturação da uva, enquanto colheitas realizadas mais para a frente beneficiam sabores mais frutados no vinho.
No que diz respeito ao aspecto visual dos tintos, os tons mais escuros e as cores mais arroxeadas são sinal de maior tempo de amadurecimento das uvas, no vinhedo. Uvas colhidas mais cedo tendem a oferecer vinhos de cor mais clara e avermelhada.
A acidez da uva, e consequentemente do vinho, diminui conforme a fruta passa mais tempo no pé.
O extremo limite dessas diferenças todas nós podemos observar naqueles chamados vinhos de colheita tardia, produzidos com uvas que chegam a ficar desidratadas, de tanto esperar pela colheita. 
Isso tudo quer dizer que existe um ponto em que as uvas alcançam um estágio no qual as características e os sabores desejados pelo enólogo aparecem de maneira mais evidente. E isso varia, sem dúvida, de cepa para cepa, de clima para clima...
Mas nada no vinho é feito a esmo, nem os resultados acontecem por acaso. Nem na colheita.
A SEMEADURA DETERMINA A COLHEITA
"Plantar é opcional, mas a colheita é obrigatória."

A colheita é da mesma natureza da semeadura. 
Aquilo que o homem semear, isso também ceifará. 
Quem semeia amizade, colhe afeto. 
Quem semeia amor, colhe simpatia. 
Quem semeia bondade, colhe misericórdia. 
Quem semeia no Espírito, do Espírito colhe vida eterna; mas quem semeia na carne, da carne colhe corrupção. 


AS SEMENTES

Ruins: Ira, inveja, maledicência, ódio, porfia, contendas, ciúmes, intrigas...

Conseqüência: Semear na carne: 

- "Conforme tenho visto, os que lavram iniqüidade e semeiam o mal segam o mesmo" (Jó 

4.8). 

- "O que semeia injustiça segará males..." (Pv 22.8).

- "Porque semeiam ventos e segarão tormentas..." (Oséias 8.7).

Boas: bondade, mansidão, misericórdia, amor, compaixão...

Conseqüência: Semear no espírito

- "Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus 

feixes" (Salmo 126.6).

- "Os justos..., na velhice darão ainda muitos frutos, serão cheio de seivas e verdor" 


(Salmo 92.14)

Não podemos colher figos de espinheiros

A colheita não é apenas da mesma natureza da semeadura, mas também mais numerosa que a semeadura. Quem muito semeia, com abundância ceifará. Quem semeia ventos colhe tempestade. A semeadura é apenas um vento, mas a colheita é uma tempestade. Nossas palavras e ações são sementes que se multiplicam para o bem ou para o mal. Precisamos ser criteriosos na escolha das sementes. 

Estamos entrando pelos portais de mais um ano. Que tipo de semente nós vamos semear, em nossa vida, em nossa família e em nossa igreja? Que tipo de semeadura nós teremos em nossos estudos, em nossos relacionamentos e em nosso trabalho? Como será nossa semeadura em nossa vida espiritual? 

Que Deus nos ajude a semearmos com alegria e com abundância no campo certo, usando as sementes certas, para colhermos os frutos certos. 

Nós somos a lavoura de Deus e ele espera de nós muitos frutos, pois é assim que ele é glorificado!

Fontes:
http://hernandesdiaslopes.com.br/2011/01/semeadura-e-colheita-2/#.VlpvrXarTIV
Comentário Bíblico Atos - Novo Testamento
http://www.tintosetantos.com/index.php/desmistificando/438-os-segredos-da-colheita

Nenhum comentário:

Postar um comentário