segunda-feira, 17 de agosto de 2015

EBD BETEL - COMENTÁRIOS ADICIONAIS - LIÇÃO 8 A unção que produz milagres - 23 de agosto de 2015

Comentários Adicionais - Lição 08 – 23 de agosto de 2015 
“A unção que produz milagres” 

Graça e a Paz do Senhor Jesus!

Prezado Professor, nesta lição sugiro fazer com sua classe um Júri Simulado, no item 3 tem o passo a passo. Boa Aula e que Deus os abençoe.

Textos de Referência Lc 4.18-21 

Introdução 

1. A UNÇÃO E SEU SIGNIFICADO 

Vamos entender primeiro o que ocorria na Igreja de Atos 2. 42-47?

PORQUE ELES ERAM TÃO DIFERENTES?
Lucas nesta passagem nos dá uma visão de um projeto de comunidade cristã ideal no qual devemos nos inspirar. Ele fala do entusiasmo e a generosidade da primeira Igreja logo após o pentecostes.


O elemento fundamental e que qualifica a comunidade é  PERSEVERANÇA OU FIDELIDADE no compromisso que eles assumiram.

O verbo escolhido por Lucas "proskarterien" - ser assíduo, perseverante em alguma coisa, mostra bem o comportamento de dedicação constante e comprometida dos apóstolos e dos convertidos. O que esta Igreja tinha?
  1. Ensinamento dos apóstolos: eles ouviam a palavra, aprendiam a palavra e para que houvesse crescimento e amadurecimento dependiam também da INTERIORIZAÇÃO da palavra. Este ensinamento era a transmissão fiel do Jesus ensinou
  2. Comunhão Fraterna:havia união espiritual dos crentes baseada numa mesma fé e num mesmo projeto de vida, por exemplo vemos muito a divisão de bens e doações para aqueles que eram menos favorecidos.
  3. A fração do pão: Lucas usa a expressão "Partir o pão", na cultura judaica o pai da família ou o líder do grupo, dá graças a Deus, parte o pão e distribui aos demais. A refeição acontece em um ambiente de alegria ou simplicidade de coração, lembra-nos especialmente o exemplo da última ceia com Jesus.
  4.  As orações: O versículo 46 nos mostra que o grupo de cristãos é assíduo no templo, mais adiante Lucas nos apresenta cristãos unidos a orar, após a libertação de Pedro e João, em um lugar diferente. No versículo 47 fala do canto, do louvor a Deus. Traduz num estilo de vida de oração e adoração,que dá ritmo as suas vidas.
Podemos entender que a expansão extraordinária da Igreja Primitiva foi o resultado da ação do Espírito Santo na vida daqueles homens e mulheres:
  • O Espirito Santo que habita no homem como dinamismo de vida. 
  • Contínuo aprendizado e prática da palavra de Deus
  • Generosidade do partir do pão, da unidade, fraternidade
  • Constante oração, oração que intercedia, oração em grupo, individual, oração sem cessar.
1.1 Conhecer não é saber 

O QUE NÃO É UNÇÃO

Em 1 João 2.20,27 está escrito: “E vós tendes a unção do Santo e sabeis tudo. E a unção que vós recebestes dele fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis”.



Observe o artigo definido: “a unção”. Isso denota que o crente fiel já possui a única e suficiente unção. Qual? A unção do Santo. Que Santo? O Espírito Santo (Lc 4.18; At 10.38). Essa unção é chamada de verdadeira. Por quê? Porque contrapõe-se à falsa unção, também conhecida como nova unção, a qual, como veremos, recebe várias designações.


A cada dia surgem unções novas no meio evangélico. a verdadeira ousadia quem nos dá é o Espírito Santo (At 4.28-31). Ademais, a conquista que prioriza o desenvolvimento do caráter cristão se dá pela operação do Espírito em nós (Gl 5.22; 1 Co 6.19,20), e a real multiplicação ocorre por meio da pregação do evangelho sob o poder do Espírito Santo (At 1.8; Mc 16.15-20). Não precisamos de nova unção, mas da unção do Santo.


MODISMOS SEM FUNDAMENTO
Unção da “loucura” de Deus - Eles dizem que ela é mencionada na Bíblia, em 1 Coríntios 1.25.  
Unção financeira ou do enriquecimento (ilícito, é claro), 
Unção dos quatro seres? Essa nova unção — que vem sobre as pessoas mediante o toque do shoffar — desvia o crente do culto racional. Falsamente embasada em Apocalipse 4, leva o crente a bater braços como se fosse levantar voo, rugir, mugir, chorar, etc. 
Unção do leão leva o “ungido” a rugir e andar como leão. Lembra-se de como ficou Nabucodonosor quando foi julgado pelo Senhor? Ficou como um animal quadrúpede (Dn 4). Semelhante a essa nova mas falsa unção está a do lobo, que leva o seu portador a ficar berrando “Auuuuu”. 

1.2 O que significa a unção? 


O QUE É UNÇÃO

Conforme escreve em seu blog o Pr. Ciro Sanches Zibordi, nos tempos da Antiga Aliança, reis, profetas, sacerdotes e coisas (colunas, objetos, etc.) eram ungidos (Gn 31.13; Êx 30.26-30; 40.15; 1 Sm 10.1; 1 Rs 19.16; Sl 133). A unção simbolizava consagração de pessoas ou coisas ao Senhor. 

Mas, no Novo Testamento, Jesus afirmou, após ter lido um trecho de Isaías (61.1-2), que a profecia quanto à unção do Espírito sobre a sua vida tinha se cumprido (Lc 4.18-21). Deus o ungira, no plano espiritual, e isso em si já era o bastante para o cumprimento de sua missão na Terra (At 10.38).

O derramamento de azeite representava, antigamente, unção divina propriamente dita sobre a vida de quem ascenderia a uma posição de destaque (Nm 3.3; 1 Sm 16.13). No entanto, hoje, não é mais necessário ungir pessoas com azeite para consagração ou confirmação de seus ministérios. Basta a unção do Espírito Santo (2 Co 1.21; 1 Jo 2.20,27).


Na Bíblia de Estudo Líder Pentecostal diz que Unção é o Ato ou efeito de Ungir. Derramamento sobre o Espírito Santo sobre os que creem. Max Salgado afirma que é a Capacitação de Deus para o homem cumprir a sua missão e seu ministério. 


No Dicionário Miachaellis temos que é o  Ato ou efeito de ungir.  Sentimento piedoso que se apodera dos corações bem formados; piedade, devoção.  Sentimentalismo.  Doçura da voz; maneira atrativa e cativante de exteriorizar os pensamentos.  Sagração, consagração.


A referência bíblica que temos está em 1 Jo 2.20,27 - "E vós tendes a unção do Santo" - 1Jo 2.20 e representa a única e definitiva unção que o crente deve possuir, a unção do Espírito Santo. O cristão verdadeiro possui essa unção, não precisando de novas unções ou unções novas.



1.3 O propósito da unção é libertar 

QUAL O PROPÓSITO DA UNÇÃO


A Unção proporciona sabedoria - que é produzida e alimentada pela meditação nas Sagradas Escrituras, por isso vemos uma Igreja em Atos voltada para o ensinamento.

A Unção proporciona santificação - A principal obra do Espírito Santo no crente é a santificação, e santidade está totalmente ligada ao serviço cristão; Jesus foi ungido par servir em seu ministério terreno (At 10.38). John L. Mackenzie escreveu: "É evidente que uma pessoa ou coisa era ungida com a intenção de torná-la sagrada."


A Unção não é privilégio de um grupo Espírito Santo, é aquele que guia o crente "em toda a verdade"(Jo 16.13) e o ungido, por ser habitado pelo Espírito da verdade, tem capacidade de discernimento



2. UNÇÃO SIGNIFICA RESPONSABILIDADE 


2.1 Qual a nossa responsabilidade? 

O comentarista aqui se refere ao corpo de obreiros da Igreja que são separados para trabalharem com determinadas funções no ministério e suas responsabilidades. 

BARNABÉ
Vejamos aqui algumas lições da vida de Barnabé da responsabilidades como servos e vocacionados para obra  do Senhor, ele pertenceu a Igreja que vemos em Atos dos Apóstolos, a unção estava sobre a vida dele, a vida de oração, de partir o pão, de estudo da palavra o acompanhava.

John Jowett no seu livro “O pregador, sua vida e sua obra” diz que vocação é quando todas as outras portas estão abertas, mas você só anseia entrar pela porta do ministério. São algemas invisíveis.

Deus chama pessoas diferentes, em circunstâncias diferentes, em idades diferentes para o ministério. Chamou Jeremias no ventre da mãe. Chamou Isaías num momento de crise nacional. Chamou Pedro depois de casado. Chamou Paulo quando este perseguia a igreja.

O obreiro não é um voluntário, mas um chamado. O seu ministério não é procurado, é recebido. Sua vocação não é terrena, é celestial. Sua motivação não está em vantagens humanas, mas em cumprir o propósito divino.

E QUE RESPONSABILIDADE É ESTA? Vamos ver o exemplo de Barnabé.
  • Ter consciência que deve investir sua vida na vida de outros.
  • É ser servo; ser grande é ser pequeno; ser exaltado é humilhar-se. 
  • Barnabé é o único homem da Bíblia chamado de bom. E por que? É porque quase sempre, ele está investindo sua vida na vida de alguém. 
  • Em Atos 4.36,37 ele está investindo recursos financeiros para abençoar pessoas. 
  • Em Atos 9.27 ele está investindo na vida de Saulo de Tarso, quando todos os discípulos fecharam-lhe a porta da igreja, não acreditando em sua conversão. 
  • Em Atos 11.19-26, a igreja de Jerusalém o vê como o melhor obreiro a ser enviado para Antioquia e quando ele vê a graça de Deus prosperando naquela grande metrópole, mais uma vez ele investe na vida de Saulo e vai buscá-lo em Tarso. 
  • Em Atos 13.2 o Espírito o separa como o líder regente da primeira viagem missionária. 
  • Em Atos 15.37-41 Barnabé mais uma vez está investindo na vida de alguém; desta feita na vida de João Marcos. 

2.2 A importância de ser responsável 

O PERFIL DO SERVO (A) RESPONSÁVEL
  • É cheio do Espirito  e tem o coração em Deus, vive para a glória de Deus, ama a obra de Deus e serve ao povo de Deus. 
  • É um homem/mulher vazio de si mesmo, mas cheio do Espírito Santo. 
  • A plenitude do Espírito não é uma opção, mas uma ordem divina. 
  • Não ser cheio do Espírito é um pecado de negligência. 
  • Precisamos de líderes que transbordem do Espírito, homens que sejam vasos de honra, exemplo para os fiéis, bênção para o rebanho de Deus. Quando os líderes andam com Deus, eles influenciam seus liderados a também andarem com Deus. Por isso, a vida do líder é a vida da sua liderança. Deus está mais interessado em quem o líder é do que no que o líder faz. 
  • Vida com Deus precede trabalho para Deus. Piedade é mais importante do que performance.

O SERVO MAU
O servo mau são os que apenas se apresentam como sendo de Cristo, mas na realidade nunca se converteram, na realidade não O amam e nada querem fazer por Ele, até mesmo se ressentem contra Ele. Serão severamente repreendidos pelo Senhor como servos inúteis e condenados ao inferno.
Se um obreiro realmente ama ao Senhor e se acha incapaz de tomar uma responsabilidade, pelo menos tem a oportunidade de dar o seu apoio aos que trabalham. Esse apoio pode tomar diversas formas de ordem material e espiritual, seja como contribuição financeira, encorajamento, auxílio no ensinamento, evangelização, ou outras.
A obra do Senhor às vezes parece desapontadora. O obreiro se afadiga e vê pouco resultado, às vezes mesmo nenhum. Como ele gostaria de ver almas se chegando para ouvir o Evangelho, e recebendo de bom grado as boas novas de salvação! Mas o interesse é pouco, o inimigo parece prevalecer, e a tentação de desistir é grande. Mas o Senhor promete, nas palavras de Paulo: “Meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor” (1 Coríntios 15:58). O nosso trabalho para o Senhor, seja ele qual for, nunca será em vão se for feito segundo a vontade d’Ele. O resultado será positivo, mesmo quando não podemos vê-lo diante de nós.

2.3 Autoridade não é sinônimo de responsabilidade 

VIVER PIEDOSAMENTE
As palavras piedadepiedoso(a) e piedosamente são encontradas mais de 40 vezes no Novo Testamento (RA2), e freqüentemente são mal-entendidas. A nossa palavra "piedade" vem do Latim, e tem dois sentidos: "

1. Amor e respeito às coisas religiosas; religiosidade; devoção. 
2. Pena dos males alheios; compaixão, dó, comiseração" (Novo Dicionário Aurélio, 2ª ed.). 

Na linguagem popular, e muitas vezes no Antigo Testamento, a palavra tem o segundo sentido e traz a idéia de compaixão. Mas, no Novo Testamento, o sentido normalmente é o primeiro, ou seja, devoção a Deus ou respeito às coisas religiosas.
Quando você encontra a palavra "piedade" ou "piedoso" na leitura do Novo Testamento, pense primeiro no sentido de devoção a Deus (temente a Deus) ou às coisas religiosas, e na santidade. 

Na maioria dos casos, essas definições vão comunicar melhor o sentido do original. Vamos ver alguns exemplos:

1 Timóteo 2:10 fala sobre "mulheres que professam ser piedosas". A palavra grega aqui é theosebeia, que obviamente inclui Deus (theos) como o objeto da devoção. João 9:31 usa uma forma da mesma palavra, onde é traduzido "teme a Deus".
Outras palavras gregas são traduzidas como piedade, piedoso e piedosamente, especialmente a palavra eusebeia e outras da mesma família. O sentido principal destas palavras é louvor, reverência ou devoção.

Veja como este entendimento esclarece alguns versículos. 

2 Timóteo 3:12 diz que "Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos." O sentido de mostrar compaixão para com outras pessoas não se encaixa aqui (seremos perseguidos por mostrar compaixão?). Antes, os que demonstram reverência a Deus serão oprimidos. 1 Timóteo 3:16 diz que "grande é o mistério da piedade", mas o versículo não fala de sentir dó para os outros. Fala, sim, dos motivos que temos para adorar a Jesus.

Enquanto os presbíteros devem mostrar compaixão e hospitalidade, a palavra "piedoso" (gr. hosios) em Tito 1:8 quer dizer santo, puro e devoto a Deus.

A nossa palavra "piedade" descreve os dois grandes mandamentos (Mateus 22:37-40), mas o sentido mais comum no Novo Testamento enfatiza o primeiro, "Amar a Deus". Vamos nos esforçar para ser verdadeiramente piedosos.

3.A UNÇÃO TRAZ BENEFÍCIOS E ÔNUS 

PROFESSOR, Faça no item 3 um Júri Simulado na Sala.

TEMA SUGERIDO: NÃO SE BRINCA COM A UNÇÃO - O réu será acusado de ter brincado, de não ter levado a sério, de ter sido um irresponsável na obra de Deus.

Divida a sala em dois grupos

De um lado - O réu, o advogado de defesa e as testemunhas de defesa
Do outro lado - O acusador, o advogado de acusação e as testemunhas

Escolha um (a) irmão (ã) para ser o Juiz (a)


COMO CONDUZIR
Júri simulado, como o nome diz, é a simulação de um tribunal judiciário, em que os participantes têm funções predeterminadas.

  • O papel do professor é o de coordenar a prática, delimitando o tempo para cada grupo defender sua tese e atacar a tese defendida pelo grupo oponente.
  • O processo inicia-se com o lançamento do tema proposto pelo professor.
  • Os alunos se preparam previamente para defender o tema com argumentos convincentes. Dar um tempo inicial para que os alunos socializem suas informações no grupo, antes do início do debate. A partir daí, cada grupo lança a sua tese inicial, defendendo seu ponto de vista na medida em que surjam réplicas e tréplicas.
  • O professor, como coordenador da atividade, também pode lançar perguntas que motivem o debate, evitando fornecer respostas ou apoiar alguma das posições.
  • Por fim, cada grupo tem um tempo para suas considerações finais.


CONCLUSÃO 
Peça a seu Pastor para fazer as considerações finais e Boa Aula.

FONTES
http://cirozibordi.blogspot.com.br/
http://www.teologiapentecostal.com/2007/05/o-que-uno.html
ATOS DOS APÓSTOLOS COMENTADO VERSÍCULO A VERSÍCULO
http://hernandesdiaslopes.com.br/2015/05/lideres-piedosos-fazem-a-diferenca/#.VdlGtPlViko
http://www.estudosdabiblia.net/bd67.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário