quinta-feira, 16 de julho de 2015

EBD Editora Betel - COMENTÁRIOS ADICIONAIS Lição 3 - O milagre da cura da mão mirrada - 19/07/2015

Lição 03 – 19 de Julho de 2015 “O milagre da cura da mão mirrada” 
Revista Editora Betel 

Textos de ReferênciaMt 12.9-13 

INTRODUÇÃO 

No início da sua aula, faça um breve resumo do que vocês irão estudar, fale um pouco sobre a interessante história de um homem que mesmo com tantos desafios na sua vida viveu um grande milagre e foi curado por Jesus.

Perguntas Inspiradoras para seus alunos - Início da Aula:
  1. Há algo na sua vida que precisa de cura (não somente cura física)?
  2. Você que já tem esperado tanto tempo, você quer ser curado? 
  3. Você que já tem buscado solução para a sua vida em tantas outras alternativas, você quer ser curado
  4. Você que já viu tanta gente ser curada à sua volta e ainda está doente, você quer ser curado? 
  5. Você que já não tem mais forças para caminhar na direção da sua cura, você quer ser curado?

A lição que estudaremos fala da história de um homem que tinha uma das mãos mirrada, inicialmente sugiro olharmos DETALHADAMENTE - MATEUS 12. 9-13 - Versículo a versículo

9 - E, partindo dali, chegou à sinagoga deles.
No contexto refere-se ao campo de trigo. O texto nada diz a respeito dos discípulos, presume-se que eles foram com Ele e é o mesmo dia, um dia de sábado.
A sinagoga estaria numa cidade ou vila não longe do campo de trigo.
Quando fala a "sinagoga deles" só pode se referir aos fariseus com quem Jesus estava conversando e provavelmente "deles" significa os cidadãos daquele lugar.


10 - E, estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada; e eles, para o acusarem, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados?
Traduções - NTHL - Aleijada, NVI - Atrofiada, BPT (Bíblia para Todos) - Paralítica
LEB (Liga de Estudos Bíblicos) - Paralisada, JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA - Mirrada

Os judeus consideravam que curar era um trabalho proibido no sábado 

11 - E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará? Aqui Jesus faz uma pergunta com argumento:  "Qual de vós... não fará o esforço?", isto é, todos ali se esforçariam para salvar uma ovelha no sábado / Cova - Enorme buraco ou buraco fundo ou ainda poço


O Comentário da SBB - Livro de Mateus - Sugere o seguinte - "Jesus responde o seguinte: Digamos que um de vocês (ou alguém aqui presente) tem uma ovelha que cai (ou uma só ovelha que cai) num poço (ou buraco) no sábado. Pergunto: Você não iria tirá-la ou apanhá-la dali? (Ou garanto que você, mesmo no sábado, iria tirá-la ou apanhá-la dali)

12 - Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por conseqüência, lícito fazer bem nos sábadosÉ indiscutível que uma pessoa vale muito mais que uma ovelha 
Jesus aqui é um judeu falando com outros judeus a respeito da Lei de Moisés

13 - Então disse àquele homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e ficou sã como a outra. A mão ficou tão sã como a outra ou ficou sã novamente


1. COMPREENDENDO O SÉTIMO DIA

1.1 Entendendo a lei do sábado


O QUE É O "SHABAT"?

O Sábado é o dia sagrado para os judeus, que observam os mandamentos presentes na lei do Antigo Testamento.  "...guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel..." 

"Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, 
celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua. Ex 31.16

Na perspectiva bíblica, descansar no sábado significa lembrar a ação criadora de Deus, fazer memória. 

Mas o que é o Shabat? A palavra hebraica שבת, shabāt, tem relação com o o verbo שבת, shavāt, que significa "cessar", "parar". Apesar de ser vista quase universalmente como "descanso" ou um "período de descanso", uma tradução mais literal seria "cessação", com a implicação de "parar o trabalho". 

Portanto, Shabat é o dia de cessação do trabalho; enquanto que descanso é implícito, mas não é uma denotação da palavra em si. 
  • Shabat é a fonte para o termo em português Sábado, e para a palavra que denomina esse dia da semana em muitas outras línguas. A palavra "sabático" - se referindo ao ano sabático na Bíblia, ou o ano que uma pessoa tira sem trabalhar, especialmente no mundo acadêmico, também vem desta raiz.
As atividades proibidas no Shabat derivam de trinta e nove ações básicas (melachot, livremente traduzido como "trabalhos") que são descritas pelo Talmud (livro sagrado dos Judeusa partir de fontes da Torá (apesar de não haver nenhuma descrição exata na Torá daquilo que é colocado como proibição).

Como funciona na prática o Shabat - Principais práticas



  • O Shabat começa ao entardecer, são 39 os trabalhos proibidos
  • Prepara-se para o Shabat encerrando todas as atividades
  • As velas do Shabat são acesas (é uma tradição judaica)
  • O cântico, Shalom Alechêm, entoado no início do Shabat está baseado numa passagem talmúdica (livro sagrado dos judeus), segundo a qual um anjo bom e um mau acompanham a seus lares todos que voltam da sinagoga sexta-feira à noite.
  • Uma benção especial é recitada agradecendo a Deus pelo presente deste preceito.
  • Através desse gesto, a mulher judia assinala oficialmente o início deste dia
  • A mesa já está posta e todos os preparativos que antecedem seu início já foram realizados.

1.2 A verdade em pratos limpos

 O que diz os evangelhos sobre o Sábado?



Nos evangelhos, que relatam a vida de Jesus, lemos diversos textos que mostram como certos grupos de judeus criticavam Jesus porque realizava alguma coisa que comumente era considerado proibido durante esse dia, tais como ajudar pessoas doentes, dar de comer. 


  • Esse conflito entre Jesus e grupos de judeus nasce por causa da interpretação que se fazia a respeito do sábado.
  • Não devemos pensar que Jesus não observasse o Sábado. 
  • Observava sim, como um judeu zelante!

Contudo, Jesus entendeu que o preceito bíblico não era simplesmente um mandamento estéril (que nada produz, que não dá frutos, improdutivo), mas um ensinamento que é dado ao homem, sem que tire dele o direito à vida. 


1.3 O dia do descanso do Senhor

 O sábado foi feito para o homem

Em Marcos 2,27 - "E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor."


O Sábado foi feito para o homem, O homem não é escravo do sábado
  1. Jesus explica as regras do sábado com autoridade do "Filho do Homem"
  2. Ele diz que o sábado foi feito para o homem, ou seja, os homens tinham autoridade para se fazer o que fosse necessário 
  3. Jesus combatia, com suas atitudes a respeito do sábado, somente um grupo de judeus. Havia muitos outros que pensavam como Jesus. De fato encontramos escrito numa passagem da tradição judaica: o sábado foi colocado nas vossas mãos e não vocês em suas mãos” 
Jesus sublinhou a primazia da celebração da vida no sábado, que se caracteriza na solidariedade e no dom de si mesmo. Em tal sentido deu uma interpretação mais ampla ao mandamento, como por exemplo não se esquecer da caridade e dos gestos de amor.



2. ALCANÇANDO MILAGRES 

2.1 O início de uma nova história
 UMA CAUSA PERDIDA QUE GANHOU UMA NOVA HISTÓRIA

A doença desse homem era uma causa perdida, Jesus vai ao encontro dele, o que podemos ver neste encontro que vai mudar a vida deste homem?

  • Jesus tomou a iniciativa. 
  • Jesus o abordou. 
  • Jesus abriu para ele a porta da esperança - Quando ele vai até o homem e diz "teus pecados são perdoados"
  • Jesus sentiu sua dor, seu drama. 
  • Quando nossa causa é aparentemente perdida ao olhos humanos, somos fortes candidatos a vivermos o milagre de Jesus



Para alguém ser curado, precisa entender qual é o problema. 
1) Identificar as áreas da vida que precisam de cura. Muitas pessoas não querem se apresentar como fracas. Querem fazer de conta que não existe nada. Mas todos nós somos feridos. Temos feridas emocionais. Ninguém vem de uma família perfeita. Todos nós temos feridas que precisam ser curadas: na área da família, dos relacionamentos, das perdas significativas.
2) Feridas emocionais quando não saram de forma apropriada, são como as feridas físicas. São como farpas no coração, se não forem tiradas produzem “pus emocional”. Tem muita gente que tem medo de tirar as farpas. Tem medo de enfrentar a doença. Tem medo de voltar ao passado. Mas as cicatrizes da cura são cicatrizes de vitória – como as cicatrizes das mãos e dos pés de Jesus.
3) Aquele enfermo precisava lidar com os dramas da sua consciência: solidão, amargura, rejeição. Um homem de mão atrofiada para sociedade daquela época não tinha utilidade.
Perguntes a seus alunos:
Quais são as doenças deste século que precisam ser curadas: mágoas, rejeição, abuso sexual, ingratidão, falta de perdão, soltar o passado, sarar perdas importantes (luto, divórcio), culpa?
Não importa as desastradas consequências de um problema. 
A saúde acabou? O nome foi para a lama? A família está arrebentada?
Jesus pode pegar os cacos e fazer tudo de novo. Ele transformou uma prostituta possessa, Maria Madalena e fez dela a primeira missionária da sua ressurreição.
  • Não importa o quão desesperançado alguém esteja, Ele é o Senhor das causas perdidas.
  • Não importa quantas tentativas fracassadas alguém já teve. 
  • Não importa se a vida de alguém está atrofiada, Jesus o toma e o cura! 


2.2 A mão ressequida


 A MÃO ENFERMA 

A Importância de uma mão
  • Mão: o membro do corpo feito para o trabalho e executar as tarefas do cotidiano.
  • As mãos produzem riquezas: mãos enfermas impossibilitam para o trabalho e a busca da provisão e riqueza.
Mãos Ressequidas 
  • Além de nos trazer imobilidade, produz:
    • Vergonha social e Vergonha familiar
    • Para o trabalho na obra do Senhor, são aquelas que até são hábeis para o trabalho secular e a busca de riquezas terrenas, mas ressequidas para a obra de Deus. 
    • Naamã, é um exemplo disso: “Herói de guerra, porém, leproso”II Reis 6:1
    • São aqueles que estão sempre colocando objeção para trabalho no Senhor
Que doença era esta?
* Fiz algumas pesquisas, é provável que este homem poderia ter tido distrofia muscular (é só uma hipótese) uma doença hereditária que causa fraqueza muscular  nas quais os músculos que controlam o movimento enfraquecem progressivamente. No geral, apenas os músculos de movimentos voluntários são afetados (como a mão).

2.3 Vem para o meio


 MARCOS 3.3 - QUE ORDEM EXTRAORDINÁRIA!

"Jesus disse ao homem da mão atrofiada: "Levante-se e venha para o meio".

"Venha aqui na frente" ou "Venha cá para perto de mim" . Jesus estava sentado, de frente para as pessoas, que também estavam sentadas e dá uma ordem que iria mudar para sempre a vida daquele homem, ele trás a público que Ele é Senhor da vida daquele homem, conhecia suas dores e sabia da sua maior necessidade.


Professor, se você tiver recurso visual, use este vídeo muito conhecido para mostrar aos seus alunos o  que acontece QUANDO ELES PENSAM QUE ESTÃO SOZINHOS! QUE NO MEI DA MULTIDÃO, Jesus sempre estará ao lado de cada um de nós.


ELE É O  DEUS DA CURA - É O DEUS DO MILAGRE - ELE É O DEUS DA PROVISÃO


3. EIS QUE TUDO SE FEZ NOVO

3.1 De volta à vida
 NO LUGAR CERTO

Perceba que este homem estava ali junto com os demais judeus, ele em nenhum fez algum pedido público de cura, é claro que Jesus sabia o que se passada em seus pensamentos.

  • Ele estava no lugar certo ouvindo a palavra de Deus
  • Ele estava no lugar certo ouvindo a a pregação de Jesus
  • Ele estava no lugar certo acreditando na pregação de Jesus
  • Ele esteva no lugar certo e teve sua vida de volta
  • Ele estava no lugar certo, lugar de comunhão com Deus


O que acontece quando estamos no lugar certo? O que acontece quando cremos? O que acontece quando estamos na Casa da Misericórdia?

  • Jesus agiu na vida daquele homem
  • Jesus sabe a hora certa de agir
  • Ele age segundo o cronograma do céu e não segundo a nossa agenda. 
  • Ele age no tempo do Pai e não segundo a nossa pressa. 
  • Quando ele parece demorar, está fazendo algo maior e melhor 
  • Tudo é para glorificar o o Seu Santo nome

ELE RECEBEU VIDA NOVA!!!


Jesus não chega atrasado. 
Ele não falha. Ele não é colhido de surpresa. 
Ele conhece o fim desde o princípio, o amanhã desde o ontem. 
Ele enxerga o futuro desde o passado. 


3.2 Imediatamente são

 OS MILAGRES DE JESUS SÃO IMEDIATOS


  1. O milagre de Jesus é imediato, completo e público. 
  2. A cura de Jesus não é parcial. 
  3. Jesus não oferece meias soluções e não oferece paliativos. 
  4. Ele não usa artifícios para enganar ninguém, o mesmo Jesus que levantou aquele enfermo está aqui e pode perdoar, curar, salvar e fazer de alguém uma pessoa completa, feliz e saudável física, emocional e espiritualmente.


3.3 Tempo de restauração
 O DEUS DA PROVISÃO

Podemos usar aqui a sublime verdade de  Deus que há no Salmo 23 como exemplo que Ele é a nossa completa provisão

maior necessidade nossa não é das bençãos de Deus, mas do próprio Deus das bençãos. 

PERGUNTE AOS SEUS ALUNOS -  Quem é Deus pra você?


1. Jeová Roí – Esse termo significa: “O Senhor é o meu pastor”. O pastor é aquele que
alimenta, protege, guia, disciplina e restaura. Deus é quem nos conduz pelas veredas da justiça e
nos faz descansar nos pastos verdes. Ele está conosco quando cruzamos os vales escuros e nos
prepara uma mesa farta no deserto. 


2. Jeová Jireh – Esse termo significa “O Senhor proverá”. Davi diz: “O Senhor é o meu
pastor, nada me faltará” (v. 1). O nosso pastor é também o nosso provedor. Ele é a fonte de todo o
bem. Dele procede toda boa dádiva. 


3. Jeová Shalom – Davi nos diz que o Senhor nos faz repousar e nos dá descanso (v. 2).
Deus não apenas nos dá paz, Ele é a nossa paz. A nossa paz não é ausência de problemas. Ela não é
circunstancial.O próprio Deus é a nossa paz. 


4. Jeová Rafá – Davi diz que Deus refrigera a nossa alma (v. 3). Ele é quem terapeutiza a
nossa alma, cura o nosso corpo e refrigera o nosso coração. Ele é quem sara todas as nossas
enfermidades, sejam elas do corpo ou da alma. Nele temos vida, cura, perdão e salvação.


5. Jeová Tsekanu – Davi nos informa que Deus nos guia pelas veredas da justiça (v. 3). Mas,
antes disso, ele é a nossa justiça. Só andamos pelas veredas da justiça, porque fomos justificados.
Pelo sangue de Cristo, nossos pecados foram cancelados, nossa dívida foi paga e toda as
demandas da lei e da justiça foram plenamente satisfeitas pelo sacrifício substitutivo de Jesus.


6. Jeová Shamah – Davi nos fala que Deus não nos abandona jamais, mesmo que cruzemos o vale da sombra da morte (v. 4). Ele é Deus presente, Jeová Shamah. Ele nunca nos desampara.

7. Jeová Nissi – Davi nos informa que Deus nos dá vitória sobre os nossos inimigos (v. 5). Ele prepara uma mesa para nós na presença dos nossos adversários. Ele nos honra, derramando óleo sobre a nossa cabeça e nos proporciona profusa alegria, fazendo o nosso cálice transbordar.

CONCLUSÃO


Fontes:
http://www.chabad.org.br/shabat_novo/home.html
https://templealiyah.com/ShalalomShabbat
Comentário Bíblico Atos

Nenhum comentário:

Postar um comentário