segunda-feira, 6 de julho de 2015

EBD Editora Betel - COMENTÁRIOS ADICIONAIS LIÇÃO 2 “O milagre produzido por um toque especial” - 12 de Julho de 2015

Lição 02 – 12 de Julho de 2015 “O milagre produzido por um toque especial” 

Prezado Professor, eu havia feito um breve comentário sobre a mulher do fluxo de sangue na aula anterior, hoje a lição falará mais detalhadamente sobre a cura da mulher que tinha um fluxo de sangue E FOI CURADA POR JESUS.



A MULHER DO FLUXO DE SANGUE

INTRODUÇÃO


Segundo o blog "Aqui se Aprende" há diversos estudos sobre o assunto onde relatam que a jovem, passando da fase de menina para a de mulher, estaria com 14 anos de idade quando, nesta historia, sua menstruação começou e "não parou", portanto com 26 anos de idade no ápice deste acontecimento, mas esta informação não há Bíblico, então abaixo inicialmente os textos bíblicos que se encontram em Mateus, Marcos e Lucas.

Mateus 9:19-22 / Marcos 5:25-34 / Lucas 8:43-48





CURIOSIDADES



Mas por que esta história consta nos três evangelhos?
"Jesus, na verdade, operou na presença de seus discípulos ainda muitos outros sinais que não estão escritos neste livro; estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome." João 20 30-31

Qual o nome desta mulher que sofria fluxo de sangue?
Lendo o evangelho de Marcos ele fala em “certa mulher que”, não se preocupa em falar do nome, parece que o milagre quer mostrar mais a situação da mulher na época de Jesus do que falar em seu nome.

Mateus da mesma forma não se preocupa com o nome dela no texto assim aparece: “E eis que uma mulher”, e segue a descrição do milagre. Lucas narra deste modo: “E uma mulher”.

Respondendo pelo nome da mulher que obteve de Jesus o milagre da cura do fluxo de sangue dizemos que no texto não aparece seu nome, isto vem confirmado pelos três evangelistas, Mateus Marcos e Lucas. Assim não sabemos o seu nome.

Podemos confirmar que segundo as narrativas, era uma mulher, que sofria fluxo de sangue havia 12 anos.

A lei do Puro e do Impuro na época de Jesus.
Para o Judaísmo quem sofria com fluxo de sangue era considerado imundo. Não podia tocar, nas outras pessoas e nem ser tocado. Até mesmo objetos do uso do dia a dia, perdiam o valor se tocados por um doente com fluxo de sangue. O livro do levítico capítulo 15 fala da impureza física e de sua associação com a moral. 

A pessoa impura era excluída do convívio normal da sociedade até que se purificasse novamente. Pode-se imaginar a situação da mulher que a cada mês acontece à menstruação ou desta mulher que implora a cura de Jesus estando constantemente impura.

1. DE MIM SAIU VIRTUDE 

1.1 Uma mulher sem recursos 



Um sofrimento que gera desesperança 
  • Ela gastou tudo que tinha com vários médicos. 
  • Ela era uma mulher batalhadora. 
  • Ela não era omissa nem passiva. 
  • Ela não ficou amuada num canto reclamando da vida. 
  • Ela correu atrás da solução. Ela bateu em várias portas. 
  • Ela busca várias saídas para o seu problema. 
  • Mas ela não apenas perdia o seu dinheiro, perdia também aceleradamente a sua saúde. 

A sua doença era crônica e grave. A medicina não tinha resposta para o seu sofrimento. Os médicos não puderam ajudá-la. 
  • Não só gastou tudo. 
  • Não só não ficou curada. 
  • Mas seu caso tornou-se ainda mais grave.

Era um problema tão sério que ela gastou tudo com os médicos buscando a cura (Lc 8:43).

1.2 Uma triste enfermidade 


O arraial dos impuros

Era uma época (Israel do Antigo Testamento) em que a mulher pelo simples fato de estar em seu período menstrual já a colocava em condição de separação e impureza. Neste caso em particular, já se tratava de uma hemorragia constante, uma perda excessiva  e considerada de sangue do organismo. Uma mulher com fluxo de sangue, pela Lei de Moisés era considerada:
  • Imunda
  • Repudiada
  • Excluída da sociedada
  • Afastada de sua casa
  • Banida dos locais mais desejados
  • Não poderia ir ao Templo ou participar das Festas!

Segundo a Lei, a cidade ou as aldeias deveriam ter um local reservado fora da cidade, um arraial cercado e separado para que as mulheres pudessem passar os dias do ciclo, distantes de familiares e parentes queridos até que sua imundície terminasse, esse arraial era conhecido como "arraial das impuras".

"Se uma mulher tiver um fluxo de sangue por muitos dias fora do tempo da sua impureza, ou quando tiver fluxo de sangue por mais tempo do que a sua impureza, por todos os dias do fluxo da sua imundícia será como nos dias da sua impureza; imunda será." Levítico 15.25. (isso também acontecia com os leprosos, "arraial dos impuros")
Segundo a lei judaica, como já mencionado, a mulher com hemorragia:
  • Não podia relacionar-se com o marido. 
  • Ela estava impedida de ter contato com o seu marido por doze anos. 
  • Se era uma mulher casada, seu casamento já devia estar abalado. 
  • Se era solteira, estava impedida de sonhar com o casamento.
  • Uma mulher com hemorragia não podia relacionar-se com as pessoas. 
  • Ela devia viver na caverna da solidão, do isolamento. 
  • Ela vivia possuída de vergonha. 

Os rabinos decretavam que mulheres com fluxo de sangue contaminavam tudo que tocavam, inclusive utensílios domésticos. Se os maridos teimassem em relacionar-se com elas nesse período, a maldição viria sobre os filhos e até o cadáver de uma mulher impura pelo fluxo devia passar por um processo de purificação antes de ser sepultada

Um sofrimento prolongado 
Doze anos de tentativa, de busca, de esperança frustrada. Doze anos de enfraquecimento constante. Doze anos de sombras, de lágrimas, de sofrimento sem trégua. Talvez você esteja sofrendo há muitos anos. Talvez sua doença também se arrasta por décadas e décadas.

Um sofrimento que destruía os sonhos da vida 
Ela perdia sangue diariamente. Ela estava dominada pela anemia e fraqueza. O sangue é o símbolo da vida. É como se ela morresse aos poucos a cada dia. É como se a vida fosse se esvaindo e ela morresse dia a dia, pouco a pouco.
Não apenas ela estava perdendo a vida, como não podia gerar vida. Seu ventre em vez de ser um canteiro da vida, tinha se tornado o deserto da morte.

1.3 Um toque especial

Ela chegou anonimamente para tocar em Jesus, com medo de ser rejeitada, pois se Jesus a tocasse, tornar-se-ia impuro. 


Uma mulher com fluxo de sangue não podia entrar no templo para adorar. Ela era considerada impura, portanto, impedida de participar das festas e dos cultos. 

Este vídeo é bem conhecido extraído de uma cena do filme EM BUSCA DA FELICIDADE!

Pergunte para seus alunos - O que seria para você:
Superar seus limites?
Vencer todas barreiras?
Vencer a vergonha?
Superar suas dores?






2. A CURA DO CORPO E DA ALMA 


2.1 Indo ao encontro de Jesus 



Os nossos problemas não apenas nos afligem, eles nos arrastam para os pés de Jesus 
Essa mulher depois de procurar vários médicos, sem encontrar solução para o seu problema, buscou a Jesus. As vezes, somos levados a Cristo por causa de um sofrimento, de uma enfermidade, de um casamento rompido, de uma dor que nos aflige. Essa mulher rompeu todas as barreiras e foi tocar nas vestes de Jesus.
Quando os nossos problemas parecem insolúveis, ainda podemos ter esperança – v. 44
A mulher ouviu sobre a fama de Jesus (Mc 5.27). Quando tudo parece estar perdido, ainda há uma saída, com Cristo. Ela ouviu sobre a fama de Jesus. Ela ouviu que ele dava vista aos cegos e purificava os leprosos. Ela ouviu que Jesus libertava os cativos e levantava os coxos. Ela ouviu que Jesus ressuscitava os mortos e devolvia o sentido da vida para os pecadores que se arrependiam. Então, ela foi a Jesus e foi curada!

2.2 Sem fé é impossível agradar a Deus 


Quando nós tocamos as vestes de Jesus, podemos ter a certeza da cura – v. 44
No meio de uma multidão que comprimia a Jesus, a mulher tocou em suas vestes e ele perguntou: “Quem me tocou?” O que houve de tão especial no toque da mulher?
a) Foi um toque intencional – A mulher não tocou em Jesus acidentalmente. Ele pretendia tocá-lo.
b) Foi um toque com um propósito definido – Ela pretendia ser curada do seu mal que a atormentava há tantos anos.
c) Foi um toque movido pela fé – A mulher acreditava que Jesus tinha o poder para curá-la.
d) Foi um toque eficaz – Quando a mulher tocou em Jesus, ela ficou imediatamente livre do seu mal. A mulher foi curada: 
FISICAMENTE – O fluxo de sangue estancou; 
EMOCIONALMENTE – Jesus não a desprezou, mas a chamou de filha; 
ESPIRITUALMENTE – Jesus lhe disse: “A tua fé te salvou”.

2.3 Tua fé te salvou


Aqueles que tocam a Jesus pela fé são totalmente curados – v. 44
A mulher foi imediatamente curada. Em Cristo há cura para todas as nossas enfermidades espirituais. Ela foi curada física, emocional, conjugal, cerimonial e espiritualmente.
A mulher foi completamente curada. Embora seu caso fosse crônico e grave, ela foi totalmente curada. 
  • Há cura completa para o maior pecador. 
  • Ainda que uma pessoa esteja afundada no pecado, há cura. Ainda que uma pessoa esteja possessa de demônios, há cura. 
  • Ainda que sua mente esteja cheia de dúvidas, elas poderão ser dissipadas quando você tocar em Jesus. 
  • Ainda que você tenha caído depois da cura, há restauração para você se você tocar em Jesus. A fonte ainda está aberta.
DINÂMICA - ONDE ESTÁ A TUA FÉ?

A dinâmica é similar a brincadeira de Detetive (Acredito que a maioria conheça)
Material: Tiras de papel e caneta
EM UM PAPEL ESCREVA Jesus
EM OUTRO PAPEL ESCREVA TOMÉ
E NOS DEMAIS: Apóstolos

Jesus é sinal de vida nova, QUANDO ELE PISCAR, SE A PESSOA PARA QUEM ELE PISCAR FOR O APÓSTOLO, ELE DEVE DIZER: Jesus está presente e vivo no meio de nós.

Tomé não acredita porque não o vê e procura descobrir quem é Jesus, quando Tomé descobrir indicará a pessoa dizendo: Mestre é você mesmo, caso a pessoa que Tomé indicou seja um apóstolo, o apóstolo diz: Tomé onde está a tua fé?


Explique que muitos colocam a sua fé em várias coisas, até mesmo na natureza, ou em amuletos como pé de coelho, ferradura, etc... mas a verdadeira fé que nos salva é a fé em Jesus Cristo. Atos 4:12 E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. 

Pergunte: Você tem sido como o Tomé? Ou você já crê em Jesus, crê que Ele é o Salvador, que está presente, e está vivo?


3. LIÇÕES PRÁTICAS 




3.1 A perfeita combinação da graça

O Espírito de Deus estará em você. A Bíblia diz que Deus conhece os que são seus (2 Tm 2:19). Se alguém tocar em Jesus, o poder da cura tocará em nesta pessoa e esta pessoa será conhecido no céu.

3.2 Tocou nas vestes e saiu virtude


  • Ela tocou em Jesus sob grandes dificuldades – Havia um grande multidão. Ela estava no meio da multidão apesar de estar doente, fraca, impura, rejeitada.
  • Ela tocou em Jesus secretamente – Vá a Jesus. Mesmo que sua esposa, seu marido, seus filhos não saibam, ele pode libertar você do seu mal.
  • Ela tocou em Jesus sob um senso de indignidade – Ela era considerada imunda, impura. Ela estava com vergonha e com medo.
  • Ela tocou em Jesus humildemente – Ela o tocou por trás. Ela o tocou silenciosamente. Ela prostrou-se trêmula aos seus pés. Quando nos humilhamos, Deus nos exalta. Ela não tocou Pedro, João ou Tiago. Ela tocou em Jesus e foi curada do seu mal.


3.3 O alívio da alma humana



CONCLUSÃO 

Fontes: http://aquieuaprendi.blogspot.com.br/2014/05/a-mulher-do-fluxo-de-sangue.html
http://www.abiblia.org/ver.php?id=4030
http://hernandesdiaslopes.com.br/2013/10/o-toque-da-cura/#.VaFF2PlViko

Nenhum comentário:

Postar um comentário