segunda-feira, 29 de junho de 2015

EBD Editora Betel - COMENTÁRIOS ADICIONAIS Lição 1 - Os milagres do Novo Testamento - Escola Bíblica Dominical

OS MILAGRES DO NOVO TESTAMENTO - COMENTÁRIOS ADICIONAIS 
(Lição 01 – 5 de julho de 2015)
Introdução
No início da aula, sugiro que explique detalhadamente o significado da palavra MILAGRE

O que é Milagre?
 
Dicionário Michaelis - sm (lat miraculu) 
1 Fato que se atribui a uma causa sobrenatural. 
Teol Algo de difícil e insólito, que ultrapassa o poder da natureza e a previsão dos espectadores 
3 Coisa admirável pela sua grandeza ou perfeição; maravilha. 
4 Fato que, pela raridade, causa grande admiração. 
5 Intervenção sobrenatural. 
6 Efeito cuja causa escapa à razão humana. 

Dicionário Priberam da Língua Portuguesa em sua versão online
É um acontecimento dito extraordinário que, à luz dos sentidos e conhecimentos até então disponíveis, não possuindo explicação científica ainda conhecida, dá-se de forma a sugerir uma violação das leis naturais que regem os fenômenos ordinários. 

Dicionário Bíblico
Palavra derivada do latim (miruculum), que, em sentido lato, se aplica a qualquer acontecimento maravilhoso – mas na Bíblia usa-se em sentido restrito, significando ‘um ato de Deus, que de um modo visível é um desvio das conhecidas operações do Seu poder com o fim de autenticar uma mensagem divina, embora possa servir para outros fins’. Diversas palavras em hebraico (Mopheth, Péle, oth) se traduzem no A. T. por milagre, maravilha, e sinal. No N. T. usa-se a palavra Dunamis (poder) para significar milagre – e Semeion (sinal) também com a mesma significação (Lc 23.8). É esta a palavra característica que se emprega no quarto evangelho. 

Os milagres de Jesus são também descritos por erga ‘obras’ – (Jo 5.20 – 7.3 – 10.25 – 15.24 – etc.), e terata ‘prodígios’ – (Jo 4.48 – At 2.22). A designação de milagre para autenticar uma mensagem divina é claramente indicada. os milagres, referidos no A. T., não os devemos considerar em si somente, mas como fazendo parte da história que culminou na encarnação de Jesus Cristo. Acham-se admiravelmente relacionados com a obra de Moisés e Arão, e com a dos profetas Elias, Eliseu e Daniel. o fim destes milagres é evidenciado, por exemplo, em Êx 3.20 – 7.5,17 – 1 Rs 18.37 – 2 Rs 5.8 – a sua importância foi compreendida e reconhecida (Êx 10.16,17 – 1 Rs 18.39 – Dn 3.28,29 – 6.26,27). De igual modo os milagres de Jesus Cristo ‘devem ser compreendidos segundo a Sua messiânica obra, e acomodados aos interesses do reino de Deus.



1. O significado dos milagres de Jesus


1.1 O poder milagroso da pregação de Jesus


Explique a seus alunos o PODER da pregação de Jesus, baseando-se em algumas passagens de Mateus 9 e enfatizando que uma das razões principais de grandes milagres era SALVAÇÃO.

O PODER DO FILHO DO HOMEM PARA REALIZAR MARAVILHAS

a) O PODER DO PERDÃO - Cura do Paralítico - Mt 9.1
O capítulo 9 de Mateus inicia com a descrição de pessoas, provavelmente amigos, trazendo um paralítico na presença de Jesus numa cama (maca/esteira), este mesmo episódio se repete no evangelho de Marcos. 

No evangelho de Mateus não é mencionado a descida da maca através do telhado que está registrado em Marcos 2.

O interessante é que Jesus estava em casa quando tudo isso aconteceu e lá havia uma multidão de pessoas, por isso o paralítico não consegue entrar pela porta e foi necessário que ele descesse por uma maca (esteira) no telhado.

A grande questão aqui é que o judaísmo acreditava que só Deus poderia perdoar perdoar pecados, mas a maioria dos judeus acreditavam que alguns dos representantes de Deus podiam falar no nome Dele. No Antigo Testamento, a pena por blasfemar era a morte (Lv 24) 

Nesta ocasião Jesus diz "E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados."  Mt 9.2

Alguns judeus diziam que Jesus blasfemava, mas tamanho é o poder em suas palavras e em sua pregação que ele se volta ao paralítico e diz: "A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa."  Mt 9.6

No versículo 8 de Mateus 9 podemos ver a reação da multidão em presenciar tamanho milagre "E a multidão, vendo isto, maravilhou-se, e glorificou a Deus, que dera tal poder aos homens."

b) O PODER DA PALAVRA - O poder da palavra no chamado de Mateus - Mt 9.9
"E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu." Mt 9.9

Mateus (Levi) pode ter sido um coletor de impostos a serviço de Herodes, instalado num escritório em Carfanaum, é mais provável fosse um agente aduaneiro cobrando impostos sobre importações, isto é, mercadorias que eram descarregadas nesta cidade e seguiam caminho a partir daí transportadas por importantes rotas comerciais da vizinhança.

Mateus provavelmente dispunha de um emprego seguro e próspero que abandonou para atender o chamado de Jesus. 



c) O PODER DA FÉ - O poder da cura através da fé - Mt 9.20
Calcula-se que a enfermidade desta mulher fosse um período mestrual com duração de um mês, isto a tornava, ao olhos da lei (Lv 15.19-33), permanentemente impura, se ela tocasse em alguém tornaria a pessoa que a tocou em impura também pelo resto do dia.

Provavelmente nunca se casou e deve ter tido uma vida de isolamento, vivendo a margem da sociedade judaica. Num ato de escandalosa fé, ela toca na "borda" do manto de Jesus, sem dúvida uma das "borlas" (Zizith) usadas pelos varões judeus em obediência a Nm 15.38-41 e Dt 22.12, nos quatros ângulos de sua veste externa, e depois no xale de orar (tallith). As borlas eram feitas de cordões brancos e azuis entretecidos.


ABAIXO A FIGURA DA VESTE QUE FOI ERA USADA PELOS JUDEUS E PROVAVELMENTE FOI USADA POR JESUS


Em Mateus 23:5 vemos a expressão "Franjas" - E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes. E estas franjas como o próprio texto descreve são franjas das vestes que o povo judeu usava e usa até os dias de hoje. Usadas evidentemente também por Jesus ( Yeshua ) conforme é descrito pela primeira vez no evangelho de Mateus 9:20 - "E eis que uma mulher que havia já doze anos padecia de um fluxo de sangue, chegando por detrás dele, tocou a orla de sua roupa"

O nome desta indumentária que evidentemente para o costume cristão e as traduções para o português é orla, franja, borlas,  o nome que se da a ela é Tzitzit ou Tsitsit em hebraico e Karaspedon em grego, que fazem parte do talit. 

E é no meio de uma multidão que esta mulher dizia consigo: "Se eu tão-somente tocar a sua roupa, ficarei sã.E Jesus, voltando-se, e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E imediatamente a mulher ficou sã. Mt 9.21.22


PODER SOBRE A MORTE

Jesus revela seu poder sobre a morte, a história de um dos notáveis da época, sobressai ainda mais a questão da fé, no v 18 o notável homem já sabia que a menina estava morta, mas ainda acreditava que Jesus poderia devolver-lhe a vida, veja a maneira como a ressurreição da menina é descrita no v 25 "E, logo que o povo foi posto fora, entrou Jesus, e pegou-lhe na mão, e a menina levantou-se." Mt 9,25



1.2 Os milagres anunciam a chegada do reino de Deus

"Mas se é pelo Espírito de Deus que eu expulso os demônios, 
logo é chegado a vós o reino de Deus." Mt 12.28

Os Evangelhos Sinópticos ou Evangelhos Sinóticos  é um termo que designa os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas por conterem uma grande quantidade de histórias em comum, na mesma sequência, e algumas vezes, utilizando exatamente a mesma estrutura de palavras. 

O EVANGELHO DE MARCOS ANUNCIA A CHEGADA DO REINO
A enfase do Evangelho de Marcos está nos atos de Jesus, eles são apresentados em relatos breves e nos dão uma visão nítida dos milagres de Jesus anunciando o Reino de Deus

1) O caminho de Deus 
Marcos cita aqui Isaias (Is 40.3). Isaías faz referência a preparar o caminho para Deus que está vindo restaurar o seu povo

"Como está escrito nos profetas: Eis que eu envio o meu anjo ante a tua face, o qual preparará o teu caminho diante de ti.Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas." Marcos 1: 2,3

2) Milagre e Salvação
Note no versículo abaixo que Jesus veio para Galileia onde Pedro e André são chamados para segui-Lo (Versículo 16 e 17), em seguida Thiago e João onde Jesus proclama que as pessoas deveriam entregar suas vidas a Deus em arrependimento. 

Logo depois seguem para Carfanaum onde um homem é curado de possessão demoníaca.


"E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus, E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho." Marcos 1. 14,15

"E estava na sinagoga deles um homem com um espírito imundo, o qual exclamou,
Dizendo: Ah! que temos contigo, Jesus Nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus. E repreendeu-o Jesus, dizendo: Cala-te, e sai dele. 
Então o espírito imundo, convulsionando-o, e clamando com grande voz, saiu dele." Marcos 1: 23-26



FEITOS MILAGROSOS
1) Anuncia a Destruição do reino de Satanás 

MATEUS 8.29 "E eis que clamaram, dizendo: Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?"

"Antes do tempo" significa antes do Dia do Juízo.


2) Anuncia o poder salvador de Deus

1 TIMÓTEO 1.15 "Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal."

O NOME JESUS - ARAMAICO Yé-hua, grego Iesus, significa em hebraico "Deus é Salvação". Jesus tem o nome sobre todo o nome, o nome de Jesus é conhecido no céu, na terra e no inferno. Anjos, homens e demônios se curvam diante de Sua majestade. Ele é o Senhor dos senhores, o Rei dos reis, o Soberano dos reis da terra. Nele vivemos, nos movemos e existimos. Ele é a nossa vida, a nossa paz, a nossa alegria, a nossa herança, a nossa justiça, a nossa salvação.


1.3 Os milagres de Jesus ilustram a realidade do Reino

A Natureza do reino Iminente

Embora os Judeus reconhecessem que Deus legislava no presente, muitos almejavam especialmente pela incontestada lei de Deus - O "Reino" no futuro.

Os mestres Judeus disputavam quando viria o Reino: ou em uma hora marcada desconhecida pelos mortais, ou quando toda Israel se arrependesse. 



Ou seja, contra toda lógica, os judeus da época (fariseus) se preocupavam com o tempo quando virá o reino de Deus. Enquanto por outro lado se recusam a reconhecer e receber o Rei que está no meio deles (Lc 17. 21). 

O reino de Deus, freqüentemente mencionado no Evangelho de Lucas, é a esfera, o domínio onde os direitos de Deus são reconhecidos. Compreende primeiro o céu, e por esta razão encontramos também, especialmente em Mateus, a expressão "o reino dos céus".

Devia, porém, se estender também a Israel e à Terra. Foi quando o Rei, com o propósito de colocar os Seus súditos à prova, veio entre eles sob um humilde aspecto, a saber, sem chamar a atenção, (Lc. 17.20) e como tal foi rejeitado. 

Nos dias de Jesus, uma nação inteira esperava pelo Messias ao mesmo tempo em que este caminhava em meio a eles. Até hoje, algumas pessoas esperam pelo Reino de Deus. Na verdade, ele já chegou.

Em passagens como Mt 3.2, 4.17 , 10.7 , Marcos 1.15 e Lucas 10.9, o termo traduzido por próximo ("...porque o reino dos céus está próximo") é eggiken (grego). Esta é uma forma verbal que significa uma ação passada. A melhor tradução, segundo o escritor Dallas Willard, seria simplesmente "JÁ CHEGOU

Quando Jesus falava do Reino ele não apontava para o horizonte, fazendo com que o povo cresse que era algo distante e impossível de ser alcançado. Não! Ele apontava para si mesmo. O Reino estava próximo porque Jesus estava ali. 


O Reino estava Nele e o Filho de Deus era o Reino.





.


2. A multiforme sabedoria de Deus



2.1 Os efeitos milagrosos da Graça
Professor (a), use um dos textos Bíblicos abaixo como exemplo. Vou exemplificar com o relato da Mulher Adúltera.




  • O PERDÃO DOS PECADOS (Mc 2.5; Lc 7.48); 
  • A PREGAÇÃO DO EVANGELHO AOS NECESSITADOS(Mt 11.5; Lc 4.18; 7.22); 
  • A TRANSFORMAÇÃO DE UMA VIDA (Lc 19.1-5); 
  • SOLICITUDE PELA VIDA (Mt 6.24; Lc 12.2

VAI E NÃO PEQUES MAIS - UM ERRO PASSÍVEL DE MORTE

Um encontro com Jesus traz libertação e Cura

"Como insistissem na pergunta, ele se endireitou e disse: Aquele que dentre vós está sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra. Inclinando-se novamente, escrevia na terra.  Quando ouviram isto, foram-se retirando um a um, a começar pelos mais velhos”.João 8.7-9.

Esta é a história de uma mulher que sofreu muita humilhação até o momento em que a obrigaram a vir diante de Jesus. È a história de muitos, não só de mulheres como também de homens. OBSERVE:

1.   Jesus gostava de aparecer logo cedo na igreja v.1
2.   As pessoas se reuniam em volta dele v 2.
3.   Ele ensinava as pessoas v 2.
4.   Os escribas e fariseus levam ate Jesus uma mulher adultera v.3
5.   Apontam o pecado da mulher publicamente v.4

Colocam Jesus numa armadilha ao apresentar a lei Mosaica que mandava apedrejar os praticantes de tal delito. V 6 — (A lei já estava em desuso, ela matava ao invés de dar vida ou oportunidades, 2 Co. 3.6  “o qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não de letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.”)

Para haver libertação é preciso ficar perto de Cristo
O que acontece é que as pessoas se afastaram de Jesus quando tiveram seus pecados revelados. Somente aquela mulher que foi humilhada, que não tinha mais nada a esconder ficou diante do Rei para ser liberta.


2.2 A relação entre a Fé e o Milagre


A Fé produz Confiança: Marcos 11 v.22 “tende  em Deus” A fé não tem medo, pois o medo se baseia na dúvida, mas “a fé é a certeza de coisas que se esperam e a convicção de fatos que não se veem” (Hebreus 11.1). Esta é uma certeza incondicional. Jesus é o “autor e consumador da nossa fé” (Hebreus 12.2), por isso os discípulos lhe pediram “aumenta-nos a fé” (Lucas 17.5). 


A Fé declara o Milagre: Marcos 11.23 “qualquer que disser ... mas crer que se fará aquilo que diz...” Quando Jesus era procurado por um enfermo, embora fosse notável a sua necessidade, o Senhor sempre perguntava: “o que queres que eu te faça?” (Marcos 10.51; Lucas 18.41), então ouvia o pedido da pessoa e a curava dizendo “a tua fé te salvou” (Lucas 7.50; 8.48; 17.19; 18.42).


2.3 O alcance dos atos milagrosos

LEIA "E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão; E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade. E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores. E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o que fora defunto assentou-se, e começou a falar. E entregou-o à sua mãe." Lucas 7.11-15


PERGUNTE A SEUS ALUNOS - Como os atos milagrosos de Jesus te alcançaram?





3. Ressurreição, o pilar da Fé Cristã

A ressurreição de Jesus é o episódio que dá sentido e significado à fé cristã. Sem ela, como disse o apóstolo Paulo, o cristianismo não teria razão de ser (I Co. 15:14). 


A ressurreição de Jesus é o fato que distingue o Cristianismo de toda e qualquer outra religião, a verdade que demonstra que Jesus é o Salvador do mundo, a Verdade e a Vida.


Ressurreição” é palavra que vem do latim “ressurrectio”, cujo significado é “reerguimento, reanimação, restabelecimento, recomeço”. Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, “ressurreição” é “ato ou efeito de ressurgir ou ressuscitar; retorno da morte à vida”.

O retorno de Jesus à vida é a demonstração de que Ele venceu a morte e que, por isso, também nós poderemos nEle vencê-la e alcançar a vida eterna (Rm.8:11; II Co.4:14; Ef.2:6; I Ts.4:14).

O retorno de Jesus à vida é a prova cabal de que o Evangelho é a verdade, de que podemos crer em Jesus, pois é a ressurreição que nos mostra que a fé em Jesus não é uma ilusão, uma fantasia, mas algo inteligente, palpável. Esta, aliás, é a verdadeira “fé inteligente”, a crença em Jesus e na Sua obra expiatória, a certeza e convicção de que, se nos arrependermos de nossos pecados e crermos em Jesus, alcançamos a vida eterna, pois Jesus morreu por nós e pagou o preço de nossa alma, sendo a prova da eficácia deste sacrifício a Sua ressurreição (I Pe.1:21).



Conclusão

Faça a conclusão com seus alunos e Boa Aula

Fonte:

Estudos Pessoais

http://www.ajesus.com.br/todo_dia_com_jesus/novotestamento153.html

https://books.google.com.br/books?id=ZqJyl42gD9sC&pg=PA54&lpg=PA54&dq=o+poder+milagroso+de+jesus&source=bl&ots=k9UrGaxXVn&sig=dccqWbU9ZCM8qKwjr2bNojHmpbQ&hl=pt-BR&sa=X&ei=6Z2UVeDkGoi6ggTMjYuAAQ&ved=0CEEQ6AEwBg#v=onepage&q=o%20poder%20milagroso%20de%20jesus&f=true

http://www.sementedafe.net/content/view/313/19/

Nenhum comentário:

Postar um comentário