terça-feira, 26 de maio de 2015

EDITORA BETEL - COMENTÁRIOS LIÇÃO 9 Construindo Bezerros de Ouro - 31/05/2015

Introdução

Importante explicar quem era Arão e o Contexto Histórico

Quem foi Arão?


Genealogia - Em Ex 6.20 e 1Cr 6.3 era filho de Anrão e irmão de Moisés e de Miriam, era também pai de Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.

Nascimento - Em Ex. 7.7 era três anos mais velho do que Moisés, certamente que tinha nascido antes do Faraó decidir matar todas as crianças recém-nascidas de sexo masculino.

Encontro com Moisés - Em Ex 4.28 vemos que, quando Moisés voltou ao Egito, contou a Arão toda a sua experiência e como Deus o enviara para libertar o seu povo, Arão acompanhou a Moisés, quando foram ter com o Faraó em Ex. 7.10 quando Arão transformou a sua vara em serpente, também foi Arão que, com a sua vara transformou as águas do Nilo em sangue - Ex. 7.20.

Encontro com Faraó - Em Ex. 12.31 o Faraó mandou chamar a Moisés e Arão para lhes dizer que deixava sair os israelitas, o que mostra que os considerava como representantes do seu povo, muito provável que Moisés era o mais conhecido no Egito, mas em certas descrições da Bíblia, Arão aparece como o personagem principal, pois era ele que falava.

Sacerdócio  - Ex 27.21 Arão e seus filhos ficaram encarregados de zelar pelo Lugar Santo, isto significa que Arão foi considerado Sumo-Sacerdote, passando tal cargo a ser hereditário.

Os principais personagens pertenciam a mesma família. Moisés chamou a seu irmão Arão e seus sobrinhos Nadabe e Abiú para cargos hereditários. Será que foram escolhidos pelo seu valor e dedicação? Ou simplesmente por serem familiares de Moisés?


1. Arão e o Bezerro de Ouro

"Então disse o Senhor a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido, e depressa se tem desviado do caminho que eu lhe tinha ordenado; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: Este é o teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito. Disse mais o Senhor a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo de dura cerviz. Ex 32.7-9

1.1 O pecado da leitura errada

O Bezerro de Ouro - Na ausência do líder Moisés, o povo pede a Arão para  fazer um deus, Arão faz um bezerro de ouro com os pendentes de ouro das mulheres, filhos e filhas do povo de Israel e edifica um altar para que todos o adorassem, institui uma festa e orienta ao povo oferecer holocaustos

Vejamos aqui 2 perigos iminentes:

* O perigo do imediatismo, incredulidade: precisavam de algo para tocar, mesmo conhecendo a Deus, Seus preceitos e de Seus milagres, clamaram por uma imagem de escultura
* O perigo da impaciência e ansiedade: não aguardaram Moisés retornar, através de um grupo e a falta de liderança e falta de uma posição firme de Arão, pecaram, mesmo que sua decisão seja impopular, que você seja bombardeado de pedras, seja rejeitado, é bem melhor  fazer a vontade de Deus

1.2 O pedido do povo e a fraqueza de Arão


Pedido inadequado

* O perigo de fazer a vontade de pessoas fora da direção de Deus: quando Deus colocar algo no seu coração não mude a direção, faça exatamente aquilo que Deus te ordenou, a tendência é sempre aparacer pessoas descomprometidas, preguiçosas e murmuradores para te colocar fora do propósito de Deus por vaidade, soberba! Cuidado! Não dê ouvidos a pedidos inadequados.

A concessão errônea de Arão

Arão cede e tem a brilhante, mirabolante, descabida e inapropriada ideia de fazer um bezerro de ouro.

1.3 O encontro de Moisés com Arão

O Retorno de Moisés - Deus ordena que Moisés volte devido ao pecado do povo e diz a Moisés: "e eis que é povo de dura cerviz"
Cerviz - Significado: A nuca, parte posterior do torax humano 
As costas - "Não dobrar a cerviz = não se submeter, não se humilhar, não se curvar diante de alguém ou de alguma coisa"
Ou seja, o povo não se submetia, na ausência do seu líder, buscava outros meios de fazer a própria vontade, totalmente contrário a vontade de Deus, constroem um bezerro de ouro para adoração, prestar festas e oferecer holocaustos.

2. Moisés e as tábuas da lei

Em Êxodo 24, Moisés subiu ao Monte Sinai para receber os detalhes da Velha Aliança. 
Em Êxodo 25-30 ele recebeu instruções a respeito do tabernáculo, sacerdócio e ofertas. Em Êxodo 31:1-11 identificou os artífices. 
O capítulo 31 de Êxodo fecha com Deus entregando para Moisés as duas tábuas da lei ao final de quarenta dias. 
Em Êxodo 32 Moisés desce do Monte e descobre que Israel já havia quebrado a Aliança.

2.1 A Intercessão de Moisés


Deus informou Moisés do pecado de Israel e da Sua ira justa sobre isto. As palavras !deixa-me? no versículo 10 é uma forma antropomórfica. Eles mostram Deus como se Ele fosse um homem que não queria voltar a trás em Seu desejo de vingança. Nisto podemos aprender onde o homem estaria se somente a justiça estivesse na mente de Deus.
Esta linguagem antropomórfica também nos dá uma ilustração do poder da oração intercessória. Moisés permaneceu entre Deus e Israel. Seus argumentos trouxeram misericórdia a Israel. Hoje, como sempre, há a necessidade de pessoas que sintam o dever e necessidade de interceder por outros (Romanos 10:1). Vamos clamar por aqueles que merecem a ira, mas necessitam da misericórdia.
A respeito da intercessão, temos em Moisés um exemplo de como ser bem sucedido neste trabalho. Aqui temos a chave para o sucesso de Moisés:
A. Moisés teve grande compaixão pelo povo. Um sentimento profundo é um pré-requisito pra o poder para com Deus na oração (Romanos 10:1). A oração que prevalece é aquela movida por um coração aflito.
B. Moisés não foi egoísta em seus desejos. Deus o testou neste assunto (versículo 10). A verdadeira intercessão não tem outro motivo exceto a glória de Deus e o bem dos outros.
C. Moisés sabia como ?lutar? com Deus em oração. Note os argumentos utilizados por ele diante de Deus:
1. Moisés relembra Deus de Sua própria natureza graciosa (versículo 11). Israel merecia a ira mas Deus não sempre trata o homem com baseado nos seus merecimentos. Vamos usar este argumento quando estivermos orando pela salvação dos pecadores e pelo reavivamento das igrejas.
2. Moisés clama para que Deus venha a agir de maneira a honrar o Seu próprio nome. Se Israel fosse destruído os Egípcios iriam duvidar do amor de Deus para com Sua nação escolhida e do Seu poder de livrá-los. Ao orarmos pelo crescimento do reino de Deus nossa motivação deve ser a glória do seu nome (Mateus 6:9-10).
3. Moisés fez bom uso das promessas que Deus havia feito (versículo 13). O que aconteceria com essas grandes promessas feitas aos patriarcas a respeito de Israel e a terra prometida se a nação fosse destruída? Ser bem sucedido na oração requer conhecimento da palavra de Deus. Há poder em relembrar Deus das Suas próprias promessas.
2.2 Moisés quebra as tábuas da lei

E aconteceu que, chegando Moisés ao arraial, e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe o furor, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte; Ex. 32.19


Moisés desceu do Monte Sinai com as duas tábuas da lei divina, previamente avisado por Deus da respeito da rebelião de Israel, ele não estava preparado ainda para ver o absurdo que o povo tinha realizado, sua ira foi intensa, Israel havia quebrado a aliança com Deus, ele jogou as tábuas ao pé do monte e as quebrou e disse: "Vinde a  mim todos os que são pelo Senhor".  


Todos os  filhos de Levi juntaram-se em torno dele.  Mandou que rodeassem o acampamento e matassem  todos os parentes corrompidos.  


Eles cumpriram a ordem de Moisés e naquele dia cerca de três mil homens pereceram à espada.

Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro. Ex 32.33
Assim feriu o Senhor o povo, por ter sido feito o bezerro que Arão tinha formado.
Ex 32.35

2.3 Moisés, o mediador



Novamente vemos Moisés interceder pelo povo. Deus é retratado como um homem irado que precisa ser restringido através da súplica do homem. Isto nos mostra qual seria o nosso destino aparte de Cristo.
A oração dos versículos 31-32 nos lembra a aflição espiritual de Paulo (Romanos 9:1-3). Ele sentia que morreria caso Israel fosse destruído. O livro mencionado é o !livro dos viventes?.
Quão eloquentes são as palavras do versículo 32. Isto fala conosco de uma maneira muito elucidativa a respeito da natureza da verdadeira oração
  1. Muitas vezes o gemido é a melhor oração (Romanos 8:26). Não palavras fantasiosas, mas um profundo desejo, alcança o coração de Deus.
  2. Algumas vezes o amor e a compaixão são os únicos argumentos que temos. Que desculpa Moisés poderia dar por Israel? O que ele poderia oferecer a Deus como suborno? Israel nada merecia. Sua única alegação era um coração quebrantado e um ardente desejo de ver a misericórdia ser concedida à nação.

3. O Bezerro de ouro no coração humano

3.1. A dificuldade humana de ter uma verdadeira fé.
Existe uma enorme dificuldade do ser humano em ter uma fé genuína em Deus, somos levados pela nossa natureza a crer em Deus, mas se somente se Ele fizer minha vontade, na minha hora e do meu jeito. 
  • O povo de Israel não soube esperar - A desculpa foi a demora de Moisés
  • Havia um egos camuflados, falta de consciência e poder sem limites
  • Hoje há pessoas que vestem roupa de crente, andam com bíblia de crente, mas seu coração está inundado de incredulidade

3.2. Adorando ao Bezerro.


Bezerro de ouro no hebraico é o ídolo, este incidente da adoração ao bezerro é conhecido em hebraico como O pecado do bezerro.
O bezerro de ouro também é referido em outra passagem bíblica, em I Reis 12.28 quando o reino de Israel é dividido e o rei Jeroboão I, que fica com uma parte do reino sem ser de descendência real, cria dois bezerros para o povo adorar e esquecer do Deus da linhagem Real.
Na linguagem corrente, a expressão "bezerro de ouro" tornou-se sinônimo de um falso ídolo, ou de um falso "deus" por exemplo, simbolicamente, o dinheiro.
  • O povo queria um "deus" para controlar e não se submeterem a sua Soberania, não é a tao que Deus os chama de "povo de dura cerviz", a expressão dura cerviz na Bíblia aparece 9 vezes,no Hebraico compõem apenas uma única (qasheh) e significa literalmente “Obstinado” ou “Teimoso”. Pessoas assim sempre pagam um preço alto, por não obedecer e seguir as Leis de Deus, e o povo de Israel pagou um preço alto, todos morrerão no deserto, somente seus filhos, Josué e Calebe possuíram a Terra Prometida. Nm 14:20-24.

3.3. O bezerro da aparência.


Eis o grande problema atual: muitos ouvem tanto o discurso do “Não aceito!” e o discurso do  "Deus vai ter que dar, senão ele não é Deus!”  que acabam por ficarem confundidos nesta nova versão de Babel que se tornou o cristianismo atual, em especial o midiático que enfatiza o tempo todo que sofrimento algum pode vir de Deus e que ele dará vitória a todos indistintamente nesta terra, independentemente de viverem uma vida injusta e desagradarem a Deus.
“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; ” Colossenses 3:1-2

Conclusão

O problema atual é que há milhões de pessoas pensando em Deus como um mero acessório para a sua própria felicidade. Julgam que a vida espiritual é um táxi, no qual se entra e se vai para onde se quiser ir, é necessário renuncia e vida cristã verdadeira.



Fontes Utilizadas
1) Estudos e comentários pessoais de Simone de Melo
2) Fonte: http://www.palavraprudente.com.br/estudos/ron_c/guiaexodo/cap40.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário